Morre aos 88 anos ex-deputado e empresário Pedro Irujo

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: Reprodução


O ex-deputado Pedro Irujo faleceu na madrugada desta sexta-feira (15/09).A informação foi divulgada pela nora dele, Rita Irujo, no Facebook. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer dois infartos.

O espanhol nasceu em Pamplona, na Espanha, no dia 29 de junho de 1930, filho de Bruno Irujo e de Felisa Yaniz. Iniciou a vida política em 1980. Elegeu-se deputado federal no pleito de outubro de 1990 pela legenda do Partido de Renovação Nacional, a mesma sob a qual Fernando Collor de Melo conquistou a presidência da República.

Após anos de atuação na política estadual e nacional, decidiu aposentar-se da vida parlamentar em março de 2007. Casado com Irene Rodrigues Irujo, teve dois filhos. Um deles, Luís Pedro Irujo, foi deputado estadual (1987-1991).

Em 2015, o empresário e ex-deputado estadual comemorou a outorga do Título de Cidadão de Salvador, concedido pela Câmara Municipal, em sessão solene,  no Plenário Cosme de Farias.O sepultamento será às 16h30 desta sexta, no cemitério Jardim da Saudade.

 

Confira a publicação na íntegra.

“Faleceu hoje, dia 15 de setembro de 2017 Pedro Irujo Yaniz homem forte, com uma personalidade marcante natural de Pamplona, Navarra, região norte da Espanha. Nascido em 29 de junho de 1930, Brasileiro naturalizado e Baiano por adoção excelente pai de família, casado com Irene Rodrigues Irujo (falecida) que teve dois filhos, Luiz Pedro Rodrigues Irujo e Heliete Rodrigues Irujo e três netos Pedro Mercês Irujo, Brujo Irujo Sampaio, Victor Irujo Sampaio. Como líder empresarial em diversas áreas: transportes especializados, hotelaria, construção civil, industrias, emissora de televisão e de rádios, foi também Deputado Federal em 1991 até 2006 não querendo mais à reeleição para Deputado, e saiu da vida parlamentar pela porta da frente”, escreveu Rita Irujo.