Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Nova Carteira de Identidade (RG) começa a ser emitida em várias cidades

Nova Carteira de Identidade (RG) começa a ser emitida em várias cidades
Nova Carteira de Identidade (RG) começa a ser emitida em várias cidades

Nova Carteira de Identidade (RG) começa a ser emitida em várias cidades. Diversas estados brasileiros já estão emitindo a nova Carteira de Identidade (RG). Agora é possível reunir, em um único papel, informações de mais de 12 tipos de documentos. É isso mesmo, chegar de ter que levar pasta quando for resolver alguma situação em sua vida.

Além dos 12 tipos de documentos, o novo RG também pode, a pedido da pessoa, exibir informações como o tipo sanguíneo e o fator Rh, e, ainda, condições específicas de saúde cuja divulgação contribua para preservar ou salvar a vida do titular. Além disso, o cidadão poderá pedir a inclusão do nome social, o que chamamos de apelido, mediante o seu requerimento e sem a exigência de documentação comprobatória.

Dessa forma, a carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos e dispensará a apresentação dos documentos nela mencionados.

Segurança

No quesito segurança, o documento traz código de barras bidimensional, no padrão QR Code, que permitirá a consulta da validade do documento pelas autoridades públicas. O novo RG conta também com diversos elementos gráficos e de segurança, como as Armas da República Federativa do Brasil impressas com tinta invisível reativa à fonte de luz ultravioleta.

O que muda

  • – Pode acrescentar novos dados como: CNH, PIS/PASEP, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais (OAB, CRC), Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • – Possibilidade de inclusão do tipo sanguíneo e fator RH.
  • – Pode incluir deficiências (símbolos que constará no RG), como surdez, física, psicológica e cegueira.
  • – Possibilidade de inclusão/exclusão do nome social (apelido). Necessário o preenchimento de requerimento. Sem a exigência de documentação comprobatória.
  • – Inclusão de QR CODE para identificação e segurança digital.
  • – Inclusão da informação “maior de 60 anos”

É importante ter em mente, contudo, que, para inclusão de todos esses dados no seu novo RG, é preciso que se comprove as informações com os documentos originais, com exceção do nome social, que não precisa de documentação comprobatória para fazer a solicitação.

O que não muda

Exigências legais para confecção do documento:

  • – Para brasileiros: original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou certidão de casamento com as devidas averbações (caso a pessoa for casada). Aceita-se também certidões com selo digital sob consulta.
  • – A taxa para tirar segundas vias e gratuidade para primeira via em alguns estados.
  • – Atendimento continua sendo por agendamento prévio.

O novo RG já é emitido nos seguintes estado:

  1. Distrito Federal
  2. Goiás,
  3. Mato Grosso
  4. Acre
  5. Maranhão
  6. Ceará
  7. Rio de Janeiro
  8. Paraná
  9. Rio Grande do Sul
  10. Santa Catarina
  11. São Paulo

Estados que o novo RG será implantando até março 2020:

  1. Alagoas (AL)
  2. Amapá (AP)
  3. Amazonas (AM)
  4. Bahia (BA)
  5. Espírito Santo (ES)
  6. Mato Grosso do Sul (MS)
  7. Minas Gerais (MG)
  8. Pará (PA)
  9. Paraíba (PB)
  10. Pernambuco (PE)
  11. Piauí (PI)
  12. Rio Grande do Norte (RN)
  13. Rondônia (RO)
  14. Roraima (RR)
  15. Sergipe (SE)
  16. Tocantins (TO)

De acordo com o Governo Federal, os estados que ainda não estão emitindo o novo RG, deverá implantar o novo modelo até março de 2020. Esse prazo foi determinado pelo decreto 9.278.

Comentários estão fechados.