Novo edital do Bolsa Atleta é lançado e inscrições passam a ser on-line

Novo edital do Bolsa Atleta é lançado e inscrições passam a ser on-line
Novo edital do Bolsa Atleta é lançado e inscrições passam a ser on-line

Novo edital do Bolsa Atleta é lançado e inscrições passam a ser on-line.

O esportista interessado em inscrever-se no programa Bolsa Atleta este ano ganhou uma novidade: o sistema será totalmente digital. Antes, esse processo era feito com o envio dos documentos pelos Correios.

>>Cadastro Único: Progredir oferece cursos de qualificação profissional

O novo edital do programa foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e as inscrições vão do dia 26 de janeiro até 15 de fevereiro.

O Governo busca, assim, tornar o processo mais célere, além de dar a oportunidade aos atletas de visualizarem e acompanharem o processo dos pedidos e as notificações de pendências. “Mais fácil e simples para dar mais tranquilidade e proteção para os atletas brasileiros de alto rendimento”, explicou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Inscrições

De acordo com o Ministério da Cidadania, o programa possui cinco categorias, além da Pódio: Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica, com valores mensais que variam de R$ 370 a R$ 3.100. Cada uma delas tem pré-requisitos, como ter no mínimo 14 anos de idade, estar vinculado a um clube e filiado a uma federação e a uma confederação, além de ter participado de uma competição elegível e obtido até a terceira colocação (modalidades individuais) ou sido eleito entre os melhores atletas (modalidades coletivas).

>>Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar neste sábado

Para ter acesso ao sistema de inscrições, os candidatos que forem considerados elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Caso não tenha uma senha, deve criar uma para ter acesso ao programa. Já na área restrita, poderá efetuar a inscrição e enviar a documentação necessária.

Bolsa Atleta

O esporte brasileiro é composto por muitas histórias de superação. E o programa Bolsa Atleta é um dos suportes que ajuda brasileiros a praticarem o esporte e chegar até a jogos internacionais.

Um dos profissionais beneficiados pelo programa é Caio Bonfim, atleta olímpico da modalidade de marcha atlética de 20 quilômetros. Ele não apenas é beneficiado pelo programa há 13 anos como a história profissional dele foi impulsionada pelo Bolsa Atleta, que já o levou para os Jogos Pan-Americanos, Olimpíadas de Londres, do Rio e, agora, ele se prepara para a quarta atuação.

>>Novo grupo de beneficiários já podem sacar dinheiro do Auxílio Emergencial

Caio contou que o programa o ajudou a dar estrutura e apoio, para se desenvolver no esporte e poder crescer. “Eu sou muito adepto a esse programa, que me sustentou como atleta e sustenta. Eu fiz todos os passos desde os meus 16 anos, com o Bolsa Atleta. Para você ver, me levou até o alto nível, onde eu pude ir para duas Olimpíadas, estou indo para a terceira Olimpíada. Duas vezes medalhista em jogos pan-americanos, medalhista mundial, e o Bolsa Atleta faz parte disso.”

Veja mais