Novo Golpe: E-mail pede para atualizar aplicativo do Auxílio Emergencial da Caixa

Novo Golpe: E-mail pede para atualizar aplicativo do Auxílio Emergencial da Caixa
Novo Golpe: E-mail pede para atualizar aplicativo do Auxílio Emergencial da Caixa – Reprodução

Novo Golpe: E-mail pede para atualizar aplicativo do Auxílio Emergencial da Caixa. Pelo momento em que vivemos de crise, em meio a uma pandemia, as pessoas estão em busca de apoio para se manter.

O Auxílio emergencial é um escape para essas pessoas. Ele foi criado pelo Governo Federal, justamente para dar um benefício financeiro a desempregados, trabalhadores informais e pessoas carentes.

> Caixa alerta para golpes envolvendo Auxílio Emergencial

Então, é normal que qualquer propaganda, notícia e informação sobre o benefício chame atenção das pessoas que precisam. Mas, também é disso que os criminosos se aproveitam.

Uma onda de golpes tem aparecido, de forma mais frequente, após o surgimento do auxílio. O novo golpe é um e-mail, bem montado e convincente como a logo da Caixa Econômica Federal, banco que faz o pagamento do auxílio.

Feito parecido com um alerta de segurança do banco, muitos trabalhadores clicam nos links. Assim, acabam tornam-se vítimas de um golpe muito comum na Internet, o phishing, um truque para obter dados pessoais e sigilosos dos usuários.

Golpe promete limpar o nome de aposentados do INSS em algumas horas

Golpe que rouba Auxílio Emergencial da conta se espalha na internet

Como não cair em golpes

Primeiramente, evite clicar nestes links, sem ter certeza. É muito dificil as empresas te enviarem emails com links para outras páginas sem você ter solicitado.

Empresas como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Claro, Oi, Tim, Vivo, Net, Sky, Netflix, Globoplay, MercadoPago e PagSeguro, que são utilizadas como faixadas.

Então, pesquise antes. Faça uma busca no site da empresa, ou em fontes seguras sobre o assunto do e-mail.

Cuidado: Novo golpe garante saque de R$ 1.045 do FGTS

E fique esperto! Os golpistas são tão ardilosos que eles deixam mais uma pegadinha nas mensagens. “Se não quer mais receber e-mails, clique aqui”.

Mas, este link também é fraudulento e o fará cair no golpe. Na dúvida, entre em contato com a empresa e pergunte se, de fato, há alguma pendência ou informação que precise ser atualizada.

Aproveite e denuncie o e-mail que você recebeu para que a área de compliance da empresa tome providências, emita alertas e ajude a evitar que mais pessoas caiam no golpe.

Novos golpes surpreendem aposentados e pensionistas do INSS

Veja mais