Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Novo método emite (RG) Carteira de Identidade sem sair de casa

Novo método emite (RG) Carteira de Identidade sem sair de casa
Novo método emite (RG) Carteira de Identidade sem sair de casa

Novo método emite (RG) Carteira de Identidade sem sair de casa

Fazer a reimpressão da carteira de identidade, a partir de agora, ficará mais fácil e rápido. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do DPT, em parceria com a Secretaria de Administração, acaba de lançar o RG Expresso.

Entenda como vai funcionar

Todo cidadão vai poder reimprimir seu RG sem sair de casa. Por exemplo: se você perder seu RG, não vai mais precisar ir ao órgão para fazer outro, basta apenas acessar o site e solicitar a reimpressão. Tudo isso sem sair de casa.

Para utilizar o serviço é preciso que a última carteira de identidade tenha sido emitida há no máximo dois anos. O cidadão também deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do RG só poderá ser feita pelo próprio titular, que vai precisar autenticar a biometria.

Por se tratar de um documento reimpresso, o RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. De acordo com dados do IIPM, cerca de 2 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento.

“A iniciativa permite desburocratizar a reimpressão da carteira de identidade, sem deixar de lado a segurança no processo de reemissão do documento”, destacou o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa.

Como solicitar a reimpressão?

A solicitação pode ser feita através do aplicativo ou do portal SAC Digital. No canal será possível solicitar ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) a emissão de um novo documento e resgatá-lo em um dos postos SAC cadastrados de Salvador, no prazo máximo de cinco dias úteis.

Ao realizar o pedido online, o cidadão deve informar o posto do SAC de preferência para retirada do documento. Inicialmente, os postos disponíveis para a retirada dos documentos são: Shoppings Barra, Bela Vista, Salvador, da Bahia e Paralela. Além dos postos de Pernambués e Liberdade. Depois, é só emitir e pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 37,77 e comparecer ao SAC escolhido na data prevista no protocolo.

Comentários estão fechados.