Novos golpes surpreendem aposentados e pensionistas do INSS

Novos golpes surpreendem aposentados e pensionistas do INSS
Novos golpes surpreendem aposentados e pensionistas do INSS

Novos golpes surpreendem aposentados e pensionistas do INSS.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo vítimas de novos golpes nos últimos dias que tem gerado graves problemas financeiros, inclusive, dividas com altos valores. Um embaraço e tanto nesse momento de crise. Veja abaixo os detalhes e previna-se.

>63 mil aposentados e pensionistas vão receber bolada em atrasados

Veja abaixo 4 golpes contra aposentados e pensionistas do INSS:

1.Golpe usa conta de água e luz de aposentados e pensionistas

Falso desconto na conta de água e luz dos aposentados e pensionistas. Tudo começa quando os beneficiários do INSS recebem um e-mail, SMS, Carta ou um WhatsApp. Na mensagem, estelionatários estão se aproveitando da crise para oferecer um desconto especial de 50% na conta de água, luz, telefonia, boletos de escola e até mesmo do cartão de crédito.

Junto a mensagem, eles enviam contas falsas de água, luz e telefonia que são idênticas a original, com desconto de 50% e, no texto, explicam que o valor menor é devido ao momento crítico que o país vive e é uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas neste momento tão difícil. Muitos ficam empolgados com o desconto. Diante do benefício concedido, a maioria tem feito pagamentos desses boletos falsos. Todos os boletos vem com um código falso e o dinheiro vai direto para a conta dos golpistas.

>Como solicitar a revisão que inclui todos os salários na aposentadoria

2- Golpe da falsa central telefônica

Bandidos estão ligando para aposentados e pensionistas do INSS e dizem ser da central antifraude do INSS e pedem dados confidenciais. Com as informações e a senha fornecida pelo aposentado, os criminosos conseguem alterar os bloqueios de segurança utilizados pelo banco, e conseguem, inclusive, limpar a conta bancária em que o aposentado recebe o dinheiro mensalmente.

>Aposentados do INSS podem receber dinheiro extra para enfrentar a crise

3- Golpe do pagamento a mais

O bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outra maquininha e cobra novamente o valor (o mesmo, ou maior). O truque só é percebido ao se conferir o extrato, que revela o prejuízo.

4- Falso recadastramento de senha

Nesse golpe o aposentado receber uma mensagem no WhatsApp pedindo que ele ligue para um determinado número, a fim de fazer a prova de vida e recadastrar a senha para impedir o corte do benefício. Durante a ligação, os golpistas obtém dados sigilosos como senhas, CPF e número de cartões de crédito. É aí que os bandidos fazem a festa e contrai dividas para o beneficiários.

>Salário mínimo do BPC será aumentado pela inflação em 2021: veja valor

Alerta do INSS

O INSS alerta que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços. A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício. As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Veja mais