Simões Filho é a 2ª cidade mais violenta da Bahia e a 5ª do Brasil, revela estudo

Simões Filho e mais 4 cidades da Bahia aparecem entre as 10 mais violentas do Brasil.

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Simões Filho e mais quatro cidades da Bahia aparecem entre as 10 mais violentas do Brasil, segundo o Atlas da Violência 2017. Simões Filho, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Porto Seguro aparecem com as maiores taxas de homicídios do estado, contabilizando as taxas de homicídios e mortes violentas com causa indeterminada (MVCI), a cada 100 mil habitantes.

Os dados foram produzidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e levam em consideração o período entre 2005 e 2015.

No ano base da pesquisa, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), teve 112 homicídios, com taxa de 84,1%, mais 8,3% de MVCI, contabilizando o total de 92,3%. Já Lauro de Freitas, também na RMS, teve 177 homicídios – número menor do que outras cidades –, mas na porcentagem com a população, tem uma taxa de 92,5% de homicídios e 5,2% de MVCI.

Em primeiro lugar no país, aparece a cidade de Altamira, no Pará, com taxa de homicídios e MCVI de 107%. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Para listar os 30 municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil em 2015, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI).

No atlas, uma lista com os 30 municípios mais violentos do país foi divulgada.