Operação da PF e CGU apura desvios de recursos públicos em cidades baianas

Autor: Aratu Online

Publicada em


 

FOTO: Reprodução

Do Aratu Online parceiro do Simões Filho Online

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagra na manhã desta quinta-feira (3/5) a OPERAÇÃO DESCONSTRUÇÃO, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados às áreas da educação e saúde na cidade de Anagé-BA.

Cerca de trinta Policiais Federais, acompanhados de seis auditores da Controladoria Geral da União, cumprem nove mandados de busca e apreensão e dezesseis mandados de intimação nos municípios baianos de Anagé, Tanhaçu e Vitória da Conquista.

A operação decorre de uma investigação iniciada em 2015, a partir de denúncia de vereadores da cidade sobre atividades irregulares de três falsas construtoras da região que, em conluio com o Poder Público municipal, venceram, quase que simultaneamente, oito licitações de obras de melhorias sanitárias, escolares e da área de saúde, desviando esses recursos públicos obtidos sem concluir as obras contratadas.

Ao longo das investigações, foi apurado que essas empresas, vencedoras de licitações recorrentes, serviam apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma. Foi constatado que, entre os anos de 2013 e 2015, a organização criminosa obteve contratos da ordem de R$ 3.791.322,49 (três milhões, setecentos e noventa e um mil, trezentos e vinte e dois reais e quarenta nove centavos).

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação. Maiores informações poderão ser obtidas na sede da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista.