Os 7 melhores chás para perder de peso e emagrecer com saúde

Os 7 melhores chás para perder de peso e emagrecer com saúde
Os 7 melhores chás para perder de peso e emagrecer com saúde

Os 7 melhores chás para perder de peso e emagrecer com saúde. Os chás são riquíssimos em compostos que trazem inúmeros benefícios para a saúde, como auxílio no sono, melhora no processo digestivo, ação calmante, ação cicatrizante, ação diurética e auxilio na perda de peso são alguns exemplos. O chá que era consumido como medicamento, passou a fazer parte do gosto popular devido as suas características organolépticas.

No mundo existem cerca de mais de 3.000 variedades disponíveis, algumas puramente medicinais, outras deliciosamente agradáveis ao paladar. O chá preto é responsável por 75% do chá consumo no mundo e o chá verde, por apenas 22%.

Os compostos presentes nos chás são denominados de fenólicos, e são biologicamente ativos, sendo os flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais. “Eles contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças. O chá verde, muito conhecido em nosso País, tem demonstrado resultados positivos, em pesquisas, em relação a diminuição do risco cardiovascular pela ação dos flavonoides e a perda de peso”, explicou a nutricionista Estela Reginatto.

A especialista destaca que os chás precisam ser consumidos diariamente para que os seus benefícios possam ser percebidos quando usados com o objetivo medicinal.

VEJA MAIS: Quer Emagrecer? Confira 7 maneiras de deixar o chá de hibisco mais gostoso

Confira os 7 melhores chás para perder de peso e emagrecer com saúde

1- Chá de camomila

Indicações: Auxilia no processo digestivo, suave sedativo e calmante, auxilia nos casos de gastrite nervosa, auxilia no tratamento com síndrome do colo irritável, possuí ação anti-inflamatória, é protetor da parede do estômago e auxilia em processos inflamatórios da boca e gengiva.

Recomendações: Ingerir até 3 xícaras (150 ml cada) ao dia após as refeições para auxiliar no processo digestivo.

Receita 

  • – 1 xícara de água (150 ml);
  • – 1 a 2 colheres de sopa da flor da camomila seca. Colocar a água para ferver e adicionar a canela, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos.

Para tratar inflamação na boca e gengiva usar a receita acima da seguinte forma: 3 colheres de sopa de camomila para cada 150 ml de água fervente, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos. Fazer compressas, bochechos ou gargarejos com o chá.

Contra indicações: Monitorar o uso com sedativos, álcool, ansiolíticos e anticoagulantes.

VEJA MAIS: Cinco receitas caseiras para controlar a fome e emagrecer rápido e saudável

2- Chá de cavalinha

Indicações: Diurético – aumenta a diurese (urina) diminuindo o inchaço e retenção de líquidos corporais auxiliando na função dos rins, remineralizante – ajuda no fortalecimento ósseo e das unhas.

Recomendações: Ingerir até 3 a 4 xícaras (150 ml cada) ao dia

Receita:  1 xícara de água (150 ml)+ 4 colheres de café da folha seca. Colocar a água para ferver e adicionar a cavalinha, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos.

3- Chá de gengibre

Indicações: Diminui náuseas, flatulência (gases intestinais), enjôo – principalmente na gravidez, vômitos na gravidez, auxilia na regulação intestinal, no tratamento da impotência sexual, é expectorante nas gripes e resfriados, auxilia na sinusite, tosse e rouquidão, diminui o mau hálito, dores reumáticas e de artrite, é hipoglicemiante (diminui a glicose sanguínea) e auxilia na regulação do intestino.

Recomendação: Ingerir de 2 a 4 xícaras (150 ml cada) ao dia

Receita:  1 xícara de água (150 ml)+ 2 colheres de café de gengibre fresco ou seco (0,5 a 1 grama). colocar a água para ferver e adicionar o gengibre, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos.

Contra indicação: O excesso pode causar ansiedade e vômito. usar com muita cautela em pessoas que fazem o uso de anticoagulantes e hipoglicemiantes

4- Chá de Canela, gengibre e hortelã

Indicações: O toque com folhas de hortelã dará à infusão um sabor fresco e mentolado e também oferece os seguintes benefícios: aumente seus níveis de energia durante o dia, proporcionando maior resistência ao se exercitar; Também ajuda a reduzir o apetite entre as refeições e ajuda a perder peso.

Ingredientes

  • 8 xícaras de água
  • 2 limões picados em quatro pedaços
  • 1 punhado de horas de hortelã
  • 8 paus de canela
  • Quatro fatias de gengibre

Preparação

Encha a panela com água filtrada e adicione as fatias de limão, folhas de hortelã, paus de canela e gengibre. Deixe tudo ferver por alguns minutos, não mais que 10.

Retire do fogo e espere esfriar. Você pode reservar a infusão na geladeira em um recipiente de vidro. Ao servir, você pode adoçar com mel.

Contra indicação: Não usar em grávidas e lactantes

5- Chá de hibiscus

Indicações: Acelera o metabolismo, auxilia na perda de peso e no controle da pressão arterial elevada, diminui a ansiedade, insônia e auxilia na prisão de ventre (evacuação).

Recomendação: Ingerir de 2 a 4 xícaras (150 ml cada) ao dia

Receita:  1 xícara de água (150 ml) 3 colheres de café da flor de hibiscus seca. Colocar a água para ferver e adicionar a hibiscus, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos.

Contra indicação: Não usar em grávidas e lactantes

6- Chá de hortelã

Indicações: Diminui cólicas intestinais, flatulências (gases intestinais), auxilia no processo digestivo, nas funções do figado, aumenta o metabolismo auxiliando na perda de peso, é estimulante do sistema nervoso central – aumenta o ânimo, possui ação vermífuga, auxilia no tratamento da síndrome do colo irritável e auxilia a diminuir infecções do trato respiratório.

Recomendação: Ingerir de 2 a 4 xícaras (150 ml cada) ao dia

Receita: 1 xícara de água (150 ml)+ 3 colheres de café da folha de hortelã rasgada. colocar a água para ferver e adicionar a hortelã, apagar o fogo e deixar em infusão por 20 minutos.

Indicação: Ingerir o chá após o almoço e o no jantar para auxiliar no processo digestivo em caso de disbiose (problemas intestinais).

Contra indicação: Não usar em grávidas e lactantes

7- Batido de Manga e banana

Indicações: Tanto a manga como a banana são ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Eles são ricos em magnésio e potássio, ajudam na recuperação muscular e melhoram o humor.

Receita

  • 1 manga
  • 1 banana
  • Um copo de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de aveia (10 g)
  • 2 amêndoas
  • ½ colher de chá de açafrão em pó (2,5 g)

Preparação: Descasque e corte a banana e a manga. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um smoothie grosso e homogêneo. Tome imediatamente.

Lembre-se de consultar um nutricionista para que ele elabore um plano alimentar de acordo com os seus objetivos.

Veja mais