Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Os descontos aposentados do INSS têm direito de usufruir

Os descontos aposentados do INSS têm direito de usufruir
Os descontos aposentados do INSS têm direito de usufruir

Os descontos aposentados do INSS têm direito de usufruir.

Idosos e aposentados do INS têm direito a uma série de descontos em serviços, atividades e eventos de lazer e cultura pelo país. Alguns deles são amparados pela legislação federal, já outros são cortesia dos estabelecimentos.

Essa possibilidade pode ser o empurrãozinho que faltava para se divertir com as inúmeras opções existentes pelas cidades do Brasil.

GARANTA SEU DIREITO | DICAS E INFORMAÇÕES

A Lei Federal nº 10741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso, estabelece que os idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60) têm pelo menos 50% de desconto em ingressos de atividades culturais, de lazer, artísticas e esportivas.

  • Descontos em Shows, peças de teatro, cinema e outros eventos culturais
  • Descontos em Jogos de futebol e ventos esportivos e de lazer

O que fazer

É obrigatório apresentar, na compra do ingresso e no acesso ao evento, um documento com foto que comprove o direito ao benefício.

Sesc

  • As unidades do SESC oferecem meia entrada nos ingressos para pessoas com 60 anos ou mais e para aposentados.
  • É imprescindível a apresentação de comprovante de aposentadoria e do documento de identidade para pessoas com mais de 60 anos

Transporte

  • É direito das pessoas com 65 anos ou mais acessar o transporte coletivo urbano e semi-urbano gratuito (metrô, trens metropolitanos, ônibus de linha que circulam dentro da cidade e entre cidades vizinha).
  • Algumas leis municipais estendem esse direito para pessoas com 60 anos ou mais, como é o caso da cidade de São Paulo.
  • Em SP, a SPTrans oferece o Bilhete Único Especial Idoso, que garante gratuidade no transporte para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
  • O bilhete pode ser utilizado nos ônibus da cidade, metrô e trens da CPTM.
  • Nos ônibus, os idosos podem passar a catraca e utilizar, também, os assentos disponíveis na parte traseira dos coletiva.
  • A solicitação do bilhete pode ser feita nos Postos de Atendimento da SPTrans ou por Correio.

Caso o direito à meia-entrada seja negado, a pessoa pode adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a mais pelo Procon ou no próprio Poder Judiciário.

Viagem de ônibus

  • Idosos têm direito a passagens gratuitas, mas têm enfrentado a madrugada e horas de espera na fila, como já mostrou a reportagem do Agora

Entre cidades do Estado de São Paulo (passagem rodoviária, exceto nas regiões metropolitanas)

  • Até dois assentos gratuitos por ônibus, em cada horário.
  • A reserva deve ser feita com no mínimo 24 horas de antecedência e no máximo cinco dias antes da viagem
  • O idoso paga taxa de embarque e pode contratar o seguro (se quiser)

Viagens para outros estados

Há direto de duas vagas gratuitas aos idosos que tenham renda de até dois salários mínimos (R$ 2.078, neste ano)

Isenção de IPTU

Aposentados, BPC e pensionistas têm isenção no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em diversas cidades do país. A isenção é garantida por Leis. Porém, os interessados devem cumprir algumas exigências, de acordo com a legislação de sua cidade.

Cada cidade tem as suas regras, mas em geral, para serem aptos ao benefício, é preciso ter renda igual ou inferior a três salários mínimos nacionais.

Em São Paulo, por exemplo, pessoas aposentadas e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito a isenção de IPTU. Por lá, a isenção é para aposentadas e pensionistas com rendimento mensal entre três e cinco salários mínimos.

Em Porto Alegre, aposentados, inativos, pensionistas e pessoas com deficiência também têm isenção no pagamento do IPTU. Para serem aptos ao benefício, é preciso ter renda igual ou inferior a três salários mínimos.

Como posso ter isenção de IPTU em minha cidade?

Como o IPTU é um imposto cobrado pelos Municípios, as regras sobre a possibilidade ou não de isenção são estabelecidas por leis municipais. Portanto, em todos os casos, os aposentados e pensionistas do INSS interessados na isenção do IPTU devem procurar a prefeitura do seu município.

Caso o interessado se enquadre neste contexto, deverá protocolar um pedido de isenção no órgão competente comprovando o direito.

Aposentados têm o mesmo direto de idosos?

  • Não. A condição de aposentado por si só, atualmente, não basta para ter direito aos descontos. A legislação federal vigente não prevê nenhum tipo de desconto específico para os aposentados, a não ser que esse aposentado também seja idoso.
  • No entanto, algumas empresas e lugares oferecem o desconto da meia-entrada para aposentados, mas esta é uma cortesia independente da legislação.

O direito foi desrespeitado, e agora?

Se o idoso tem o direito à meia-entrada negado, pode adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a mais em relação aos 50% de desconto através do Procon ou do próprio Poder Judiciário ( Conselho do Idoso e o Ministério Público). Para isto, deverá apresentar o ingresso e a identificação que garante o desconto.

Fontes: Com informações da Folha/Agora UOL: Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Sptrans, SESC, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Michele Campos, terapeuta ocupacional e coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Holiste Psiquiatria, André Gordilho, psicogeriatra e reportagem.

Comentários estão fechados.