Ovos de Páscoa vêm menores e em novos formatos para equilibrar os preços

Autor: iBahia

Publicada em


A Páscoa de 2016 pode ser a mais cara dos últimos 13 anos. Essa é a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima uma alta média de 13,6% nos preços dos produtos. Mesmo chegando às parreiras em tamanhos menores, o ovo de chocolate é um destes itens  que devem pesar no bolso do consumidor, com um aumento de 13,3%.

Para escapar dos preços altos, o caminho é bater perna e pesquisar. Segundo o levantamento realizado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), o valor dos ovos de Páscoa pode ter uma variação de  até 49% no comércio de Salvador.

O setor atribui o  aumento dos preços, principalmente, à alta do dólar. Entre 25% e 30% do cacau usado na produção é importado. Em  ano de crise econômica e com os consumidores pesquisando bastante antes de escolher cada produto, as empresas  que fabricam as delícias de Páscoa inovaram nos formatos e estão apostando em ovos com preços acessíveis, mas também há  recheios que imitam sobremesas, além de surpresas mais elaboradas.

A expectativa do setor é que a produção seja a mesma do ano passado. “Vamos produzir em torno de 20 toneladas. Neste ano, como temos ovos de menor tamanho para viabilizar a compra, é possível que sejam comercializadas mais unidades de ovos de Páscoa do que em 2015, quando  vendemos 80 milhões de unidades em todo o país”, aponta Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

“Diversificamos ainda mais a produção, para que o público pudesse buscar o item que melhor se adeque no seu orçamento. Além dos personagens que estão na moda, temos ovos com temas de filme, times de futebol e histórias em quadrinhos ”, completou.

Para esta Páscoa, as novidades da Nestlé, por exemplo,  são os Coelhos de Chocolate Alpino e Galak. Há também ovos mais elaborados, como o Moça Doce de Leite Colher,  e o  Kitkat de 340g, que traz um headphone de brinde.