Pagamento do PIS/Pasep é antecipado em todo país

Autor: O Globo

Publicada em


O Banco do Brasil vai começar a pagar o benefício do Pasep 2019/2020 nesta segunda-feira (22) aos servidores e empregados de empresas públicas com final de inscrição 0. Aqueles que são clientes da instituição financeira receberão o crédito diretamente em conta. Os que não são correntistas ou poupadores do BB poderão sacar o dinheiro em espécie a partir da próxima quinta-feira (25). Os recursos ficarão disponíveis para retirada até 30 de junho do ano que vem.

O abono salarial é pago anualmente a todos os trabalhadores com renda de até dois salários mínimos, cadastrado no programa há, pelo menos, cinco anos e declarados corretamente na Rais pelo Empregador. O valor do benefício é de até um salário mínimo. O benefício é equivalente ao ao Programa de Integração Social (PIS), oferecido aos empregados da iniciativa privada.

Em caso de falecimento do servidor, os herdeiros podem efetuar o saque desde que comprovem tal situação. Para isso, são aceitos os seguintes documentos: certidão de óbito e certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte, emitida por órgão oficial de Previdência Social, da qual conste o nome completo dos dependentes, a data de nascimento e o grau de parentesco ou a relação de dependência com o participante falecido. Ou ainda a escritura pública de inventário ou alvará judicial designando os beneficiários do saque.

Confira as datas de pagamento do Pasep – calendário para não-correntistas:
No caso dos correntistas ou poupadores do Banco do Brasil, o crédito será efetuado na conta a partir do terceiro dia útil anterior ao início de cada período do calendário. Os que não são clientes seguirão as datas abaixo:

Calendário de pagamento PIS
O saque do abono salarial será liberado aos poucos, conforme a data de nascimento. Confira abaixo o calendário de liberação do benefício:

Como saber se tem direito ao benefício
Para saber se tem algo a receber de PIS, o trabalhador pode consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site ou ligar para 0800-726-0207, informando o número do PIS.

No caso do Pasep, é possível fazer a consulta do valor a receber pela central de atendimento do Banco do Brasil (BB), nos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001.

Para obter mais informações sobre o abono salarial, o trabalhador também pode fazer uma consulta pelo site ou ligar para 158.