Passo a passo simples lhe ajuda a remover mancha do mármore

As mesas de mármore são sofisticadas e raramente passam despercebidas. Aliás, esse é justamente um dos únicos problemas do material – ele costuma ser tão lindo e polido que qualquer sujeira ou manchinha fica muito mais visível. Mesmo assim, com os produtos de limpeza e procedimentos corretos, é possível resolver esse problema com eficiência. Dá uma olhada no passo a passo para tirar manchas de mármore que a gente preparou!

Passo 1: Lide com as manchas amareladas e levemente escurecidas

Utilizar o vinagre na limpeza já se tornou parte de uma faxina comum. Quando se trata da mesa de mármore, o protocolo continua! Para se livrar das manchinhas, prepare uma solução de vinagre branco com água (meio a meio), esfregue a mistura na mesa com uma escova macia e lave logo em seguida.

Passo 2: Parta para as manchinhas menos superficiais

As manchas de ferrugem, maquiagem ou cosméticos – como blush, batom e esmalte – são menos superficiais que as amareladas e bem mais chatinhas de remover. Por isso, lide primeiro com a ferrugem utilizando meia banda de limão recém-cortado – basta esfregar a fruta sobre a região afetada e limpar o resíduo com um pano úmido.

Para as manchas de cosméticos, use a água oxigenada (preferencialmente 40 volumes) e deixe-a agir no local por pelo menos 1 hora com um pequeno pedaço de plástico por cima (para abafar a substância). Depois, remova com um pano seco e, em sequência – passe um pano úmido.

Passo 3: Manchas de vinho ou café podem ser removidas com bórax

Tirar mancha de vinho ou café das roupas já é supercomplicado. Quando se trata de uma mesa de mármore, então, precisamos de substâncias poderosas, como o bórax. Com o auxílio de uma luva de borracha, misture algumas colheres do produto com água em um recipiente e esfregue a solução sobre a superfície da mesa com uma escovinha. No momento em que a mancha estiver saído, limpe o mármore normalmente com um produto multiuso.

Passo 4: Aplique água oxigenada (100 volumes) nas manchas que ainda não tiverem saído

Faça o mesmo procedimento do passo 2 e aplique água oxigenada 100 volumes sobre as manchas mais pesadas. Depois, limpe com um pano umedecido. E para deixar a sua mesa brilhando novamente, jogue um pouco de sal refinado sobre a bancada e esfregue com um pano molhado. Por último, retire o sal com um rodo de pia, passe um pano seco para finalizar e prontinho.