PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda como não cair

PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda como não cair. Foto: divulgação

PIX já se torna alvo de novos golpes; aprenda como não cair

O Pix, que é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) começará a funcionar dia 16 de novembro, já vem sendo alvo de cibercriminosos que se aproveitam do anúncio do novo serviço para aplicar golpes online.

Nesta semana, a empresa de segurança digital Kaspersky identificou alguns golpes que conseguem simular o pré-cadastro do Pix com o intuito de atrair vítimas e ter acesso a informações pessoais. A empresa ainda não tem informações de quantos usuários caíram no golpe ou volume de tentativas.

>Veja o novo calendário de pagamento do auxílio emergencial de R$ 300

O início dos cadastros está previsto para o dia 5 de outubro, porém boa parte dos bancos já realizaram o cadastro antecipado de seus clientes.

Os clientes que já tiverem interesse em aderir ao Pix, podem informar as chamadas chaves Pix (número de celular, e-mail, CPF ou uma chave numérica aleatória) para seus respectivos bancos. As chaves possuem como objetivo identificar os usuários dentro do sistema.

>Apenas 56% dos aprovados fora do Bolsa Família devem receber 4 parcelas de R$ 300

De acordo com o analista da Kaspersky, Fabio Assolini, o intuito dos criminosos é conseguir informações bancárias e pessoais para obter o acesso a uma futura conta Pix da vítima e assim, realizar transações em seu nome.

“O e-mail que identificamos usava o nome de um banco popular e trazia um link para que o usuário fizesse o cadastro na conta Pix. O link em questão era direcionado a um site falso que simulava o banco e pedia que a vítima inserisse a sua senha bancária, além do número do celular e do CPF, que serão usados como chaves de identificação dentro do Pix”, disse.

>Cadastro Único libera acesso ao BPC, Bolsa Família e outros; Veja como se inscrever

É importante ressaltar que o pré-cadastro não é obrigatório, é mais útil para os bancos se organizarem e competirem entre si.

Apenas a partir do dia 5 de outubro será iniciado o cadastro oficial no sistema do Banco Central, onde os clientes vão ter que confirmar o interesse em aderir ao Pix mesmo já tendo feito o pré-cadastro.

>Quem pode antecipar auxílio doença e BPC sem fazer perícia médica do INSS

A recomendação feita é que os clientes tomem cuidado ao cadastrar suas chaves e façam o cadastro na página da instituição financeira.

“Tenham cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, pois eles podem ser falsos. Usem apenas canais oficiais dos bancos”, diz Assolini.

>Veja quanto você vai receber de aposentadoria do INSS em 2021

Fonte: FDR