Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

PL cria banco de empregos para mulheres em situação de violência

PL cria banco de empregos para mulheres em situação de violência
PL cria banco de empregos para mulheres em situação de violência

PL cria banco de empregos para mulheres em situação de violência.

O Projeto de Lei 633/21 institui o Banco de Empregos para as Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, a competência para a criação, manutenção e aprimoramento do banco de empregos será dos municípios, observadas as disponibilidades financeiras e orçamentárias, bem como a conveniência e a oportunidade administrativas.

>>Gratuito: MEC disponibiliza cursos pedagógicos online durante a pandemia

As despesas decorrentes da execução da medida correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, mas poderão ser celebrados convênios com empresas, universidades e entidades da sociedade civil.

O texto prevê os seguintes critérios para as mulheres em situação de violência doméstica serem beneficiárias do banco de empregos: ser encaminhadas pelos Centros de Referência da Mulher, no município em que houver, caso contrário pelas secretarias de assistência social; portar boletim de ocorrência e solicitação de medida protetiva de urgência.

>>Câmara pode votar MP que amplia margem do consignado de aposentados

Resgate e reabilitação

“As áreas da assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação mostram-se imprescindíveis para resgatar e reabilitar a mulher após ver-se livre da violência doméstica”, afirma o deputado José Guimarães (PT-CE), autor do projeto.

>>Projeto prevê que programas de qualificação deverão priorizar as mulheres

Tão cruel como a violência sofrida pelo agressor seria deixar a mulher condenada à sua própria sorte, com numerosa prole e sem nenhuma qualificação profissional para o exercício de alguma atividade para sua subsistência”, acrescenta.​

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários estão fechados.