PM monta esquema especial para Simões Filho e outras cidades baianas para as festas juninas

Apesar de a PM está com esquema especial de policiamento para o Arraiá das Viúvas, a festa não está confirmada.

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Para intensificar as ações nas regiões onde estão programadas as tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro realizadas durante todo o mês de junho, a Polícia Militar da Bahia já montou um esquema especial de policiamento em diversas cidades do estado. O planejamento é do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), com o apoio dos Comandos Regionais, além das companhias de áreas e batalhões correspondentes.

Em Salvador, as festas estão previstas no Centro Histórico e Parque de Exposições, no bairro de Itapuã, além de alguns bairros como Paripe e Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Para o reforço na capital estarão atuando o Batalhão de Choque, o Batalhão de Polícia e Reforço Operacional (BPRO), as Companhias Independentes de Policiamento Tático (Rondesp) BTS, Atlântico e Central, o Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), o Esquadrão Águia, o Esquadrão de Polícia Montada, a Operação Gêmeos, a Operação Apolo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

Já na na Região Metropolitana de Salvador (RMS), as festas estão previstas em Candeias, litoral norte, Simões Filho, Pojuca e Camaçari e contará com o reforço da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a CIPT/Rondesp RMS, principalmente nas regiões onde haverá programação de festas.

A polícia também vai reforçar o policiamento na Região Leste, Região da Chapada Diamantina, Região Sul, Região Sudoeste e Região Norte e Região Oeste do Estado.

O Arraiá das Viúvas – não está confirmada

Apesar de a PM já está com esquema especial de policiamento para o “Maior São Pedro da Região Metropolitana”, o tradicional Arraiá das Viúvas, a festa segue indefinida em Simões Filho. Ainda não há um posicionamento sobre a realização do evento pelo prefeito Eduardo Alencar (PSD).

Caso a festa seja realizada, as atrações locais devem ter prioridade, seguindo o perfil de uma festa que será de resgate das tradições e valorização da cultura local. Em fevereiro deste ano, o secretário de Cultura, adiantou ao Simões Filho Online, que se o evento for realizado, nenhuma atração passará o valor de R$ 80 mil.

O ‘Arraiá das Viúvas’ acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia – centro da cidade – sempre no final do mês de junho.