População brasileira adulta consome cerca de 9,3 gramas de sal por dia, diz PNS

Autor: Ticiana Cardoso

Publicada em


O consumo brasileiro de sal excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PSN/IBGE). A média nacional é de 9,3 gramas. E apenas 12% da população brasileira adulta tem a consciência da alta ingestão do sal nas alimentações diárias.

O consumo excessivo do sal pode provocar o aumento do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras.

De acordo com o coordenador-geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Augusto Fernandes Nilson, é preciso prevenir esses problemas e reduzir o consumo exagerado. “O sal é o principal fator de risco dietético que existe no mundo, incluindo Brasil. Ele tem uma associação direta com doenças cardiovasculares mediadas por hipertensão. E para prevenir esses problemas é preciso reduzir o consumo, seja na adição em alimentos na preparação seja aqueles escondidos nos processados e ultraprocessados”.

A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, além de insuficiência renal e cardíaca. No Brasil, ela é diagnosticada em cerca de 33 milhões de pessoas. E destas, 80% são atendidas na rede pública de saúde.

Prevenção

Para prevenir as doenças citadas, o ideal é a utilização de temperos frescos que podem ser substitutos pelo sal e usados em diversas preparações culinárias. Uma das dicas é evitar o uso de carnes salgadas no preparo do feijão, e optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais.

Ervas frescas ou secas, também ajudas na redução do uso do sal. Nas saladas, o uso do limão reduz a necessidade da adição de sal e óleo. Outras combinações podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.