Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Por que nunca sou chamado para entrevistas de emprego?

Por que nunca sou chamado para entrevistas de emprego?
Por que nunca sou chamado para entrevistas de emprego?

Por que nunca sou chamado para entrevistas de emprego?

Quem nunca quis saber o motivo para não ser chamado para uma entrevista de emprego, não é mesmo? O anúncio da vaga está lá, você faz o currículo, envia e passa uma eternidade aguardando um retorno que nunca acontece.

Se a situação é recorrente, é fundamental refletir por que as empresas não estão se sentindo interessadas em seu perfil. Pensando nisso, separamos alguns motivos que podem estar atrapalhando a sua chance de conquistar uma vaga no mercado profissional. Fique atento e veja 6 dicas para ser escolhido em uma entrevista de emprego.

1. Dados incorretos
Pode parecer um erro bobo, mas é mais comum do que você imagina. Se os seus dados de contato estiverem errados, o profissional de RH não terá como entrar em contato para passar as informações sobre a entrevista.

Por isso, antes de clicar no botão de enviar, verifique se o currículo está com os dados inseridos corretamente e atualizados. Olhe endereço e principalmente número de telefone e e-mail. Não dê chances ao azar e tenha um motivo a menos para ser descartado.

Veja mais: 6 passos para refazer o currículo e conquistar a sonhada vaga

2. Candidato não possui qualificação necessária
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Em um processo seletivo, há milhares de candidatos para uma vaga, por isso, para se destacar, é importante investir na qualificação. Em muitos casos, o profissional não possui a qualificação necessária para a vaga ou não se diferencia dos demais.

A questão financeira pode implicar em alguns casos, mas lembre-se dos cursos gratuitos, que oferecem ótimas oportunidades. Além disso, bolsas de estudo com desconto nas mensalidades também são aliadas. Ou seja, é possível ter educação de qualidade com um custo que cabe no orçamento.

3. Objetivo do currículo é diferente da vaga
O objetivo do currículo é um fator importante em todo o processo seletivo. Os recrutadores precisam saber o que o candidato almeja e se os seus interesses estão de acordo com o definido na vaga. Então, se você concorre a uma vaga para vendedor(a), cuidado com objetivos de ‘Técnico Administrativo’ ou ‘Recepcionista’, por exemplo. Por conta disso, o mais indicado é sempre adequar o currículo para cada vaga pretendida.

Veja também: 12 cursos gratuitos ensina a falar bem em público e durante entrevista de emprego

4. Erros gramaticais no currículo
Atenção redobrada ao uso do português nos currículos. Diversos candidatos são eliminados ‘de cara’ por causa de erros gramaticais comuns, como confundir mais e mas. Como já falamos, revise sempre o seu material e, de preferência, para alguém de confiança dar aquela checada antes de enviar.

5. Currículo desleixado
Muitas vezes, as empresas não dão resposta ao candidato porque o seu currículo está mal elaborado. Informações confusas ou que não possuem relação com a vaga, dados desorganizados e documento sem uma estrutura padrão podem levar a uma rápida eliminação. Lembre-se que os recrutadores olham diferentes currículos no dia, então capriche na forma como formata o documento e no modo como as informações estão organizadas.

6. Alta demanda do RH
Sim, isso pode acontecer. O RH também pode cometer falhas e não entrar em contado com o candidato, mesmo que o currículo e perfil atendam à vaga, devido à uma alta demanda de trabalho. As vezes um processo de seleção pode ter diversos candidatos. Se você acredita que aquela vaga é ideal e o seu currículo corresponde às expectativas, tente entrar em contato com a empresa para receber uma resposta mais imediata.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

Comentários estão fechados.