Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar

Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar
Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar. Foto: Freepik

Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar

É provável que algum tempo depois de assar um bolo ele saia rachado. Bem, isso não significa que você não pode comê-lo, mas é um dos principais problemas na hora de fazer um bolo.

Sabemos que à primeira vista o bolo fendido pode não ser apetitoso para alguns, ademais, vai depender se é ou não funcional se decidir adicionar cobertura, pois corre o risco de se desfazer ao retirá-lo do molde.

>Prepare um delicioso bolo de laranja com aveia e sem farinha

Antes de pensar em jogá-lo fora, você deve saber por que isso acontece com os bolos:

1. A temperatura certa:

Embora muitas receitas indiquem que deve ser assado a 180 ° C, é fundamental pré-aquecer o forno com antecedência para que o calor seja uniforme durante o cozimento. O excesso de calor pode causar rachaduras, pois faz com que a levedura cresça muito rapidamente e acelera o tempo de formação de migalhas.

Então, como posso assar os bolos sem quebrar no meio? É muito fácil, basta baixar a temperatura e deixar assar mais tempo. Se você conhece bem o seu forno, então melhor do que ninguém saberá por quanto tempo deve fornecê-lo. Pode interessar a você: Um bolo com cobertura de cream cheese deve ser refrigerado?

>Bolo solado nunca mais! O que fazer para deixá-lo sempre grande e fofinho

Porém, se você não tem certeza da temperatura e do tempo em que seu bolo deve ser cozido, você pode usar um termômetro para saber o valor real.

2. Muito tempo no forno:

Outra causa da quebra do bolo é o cozimento excessivo, que pode ocorrer devido à secagem ou queima. Depois de vários minutos no forno, o pão perde umidade ao ser exposto ao calor e por isso você deve estar atento e retirá-lo na hora certa.

>Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples

3. Você provavelmente adicionou muito fermento em pó:

Ao seguir uma receita deve-se guardar as quantidades exatas, pois é provável que o prato que deseja preparar não saia. Pode-se interpretar que adicionar uma quantidade extra de fermento ou fermento pode garantir um bolo super fofo, mas não.

O excesso de fermento ou fermento em pó é outro motivo da rachadura dos bolos. Leia também: Esta é a maneira correta de untar uma fôrma de bolo.

>Bolo queimado ou cru: saiba o que fazer para salvar a massa

O que acontece é que faz com que o bolo se esfarele, pois as doses extras dessas substâncias liberam dióxido de carbono em um curto período de tempo e, como resultado, o bolo infla muito rápido e afunda no meio ou se desfaz. rachaduras.

4. Não peneirou a farinha:

Incorporar pós como farinha e fermento ou fermento em pó diretamente em seus bolos pode ter um resultado desfavorável em sua receita, pois pode causar rachaduras no bolo depois de assar. Tcheco: Eles afirmam que assar bolos ajuda a aliviar o estresse.

>4 receitas de bolos de pote para vender e fazer renda extra

5. O tamanho da forma:

Considere a forma para assar seus bolos, pois se for muito pequena, a massa dobrará de volume durante o cozimento e, portanto, irá rachar na superfície. Cubra metade ou 2/3 da massa em cada assadeira e você notará como fica perfeita.

Veja mais