Pracatum abre vagas em cursos técnico gratuito; saiba como participar

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


De 23 de março a 06 de abril, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias. Com o reconhecimento do Ministério de Educação e Cultura (MEC), a ONG oferecerá gratuitamente aulas sobre instrumento musical, com carga horária de 1.200 horas/aula, e processos fonográficos, com 864 horas/aula. São, ao todo, 80 vagas, divididas entre os dois cursos.

Vejas vagas de empregos para hoje

A seleção será constituída de duas etapas de caráter eliminatório e classificatório, conforme informações presentes no Edital disponibilizado no site da Consultec, empresa responsável pela Consultoria Técnica Pedagógica de Implantação e Acompanhamento dos Cursos e pela Seleção das Turmas.

O projeto, que é realizado pela Pracatum Escola de Música e Tecnologias, com patrocínio da VIVO, através do Faz Cultura, oferecerá gratuidade em sua primeira turma, e promoverá a inclusão socioprodutiva dos jovens, capacitando-os para o mercado profissional da música, mediante um modelo de ensino contextualizado, modular, alicerçado na experiência de mais de 20 anos de ensino desenvolvidos pela Pracatum.

O conteúdo programático dos cursos foi elaborado de acordo com as diretrizes do MEC, seguindo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que contempla, além das disciplinas específicas do curso, disciplinas de Empreendedorismo e Planejamento e Produção Musical, acrescentando à formação dos jovens a lógica de gestão de carreira e ferramentas de trabalho inerentes ao perfil do profissional técnico da cultura para o mercado atual da música, com compromisso ético e social.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição no site www.consultec.com.br e pagar uma taxa no valor de R$ 35,00.

Pracatum Escola de Música – A Pracatum Escola de Música e Tecnologias é um eixo da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

Fundada em 1999, a Pracatum Escola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a Escola já formou cerca de 2 mil jovens, de Salvador e região metropolitana.

Desde a sua fundação a Escola vem desenvolvendo um papel importante na área Cultural e Educacional, oferecendo cursos de qualificação profissional, Palestras, Pesquisas, Workshops e Festivais de Música, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um publico heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo