Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Prazo para atualização do cadastro do Bolsa Família acaba dia 31

Prazo para atualização do cadastro do Bolsa Família acaba dia 31
Prazo para atualização do cadastro do Bolsa Família acaba dia 31

Prazo para atualização do cadastro do Bolsa Família acaba dia 31. Quem não fizer pode ter a a suspensão dos pagamentos.

Os beneficiários do programa Bolsa Família em diversas cidades do país têm até o final deste mês de dezembro para atualizar seus cadastros nos postos de saúde.

Para isso, as prefeituras estão convocando as famílias inscritas no programa do governo federal para que procurem a unidade de saúde mais próxima para cumprir as condicionalidades de saúde do programa.

Este acompanhamento na área de saúde deve ser feito para evitar o bloqueio, suspensão ou descredenciamento do benefício. O prazo final é até o dia 30 de dezembro.

Devem comparecer às unidades de saúde para esta atualização as mulheres entre 14 e 44 anos, inclusive gestantes, que tenham filhos com menos de sete anos de idade. Para marcar o atendimento, o usuário deve levar os seguintes documentos.

  • Cartão do Bolsa Família
  • Cartão da unidade de saúde
  • Carteira de vacinação da criança

Se a beneficiária estiver grávida, é preciso também atualizar a carteira da gestante. “As crianças precisam estar com as vacinas, as mães com os exames da mulher em dia. Quem não tiver em dia precisa passar pelo médico”, contou um Assistente de Saúde.

Ainda segundo o profissional da área, a atualização pode ser feita em qualquer unidade de saúde. Devem ser apresentados ainda os cartões do Serviço Único de Saúde (SUS), do programa, e o documento com foto.

“Quem não fizer agora, na segunda vigência, fica fora do Bolsa Família. Em toda unidade de saúde realiza. Todo ano tem a primeira vigência, que é o recadastramento, e a segunda”, concluiu.

A beneficiária Isleide de Souza atualiza todos os anos o cadastro e considera o programa bastante importante para recompor as finanças da casa. Há dois anos, ela estava grávida e o marido, desempregado. Foi quando começou a receber o Bolsa Família, que ainda é utilizado para suprir itens básicos da rotina familiar. “Agora meu esposo trabalha e, também, trabalho com faxina. O benefício me ajuda bastante porque tem as meninas e ajuda com elas, ou às vezes ajuda a pagar uma água, uma luz. Às vezes, tem que ir no médico, e acaba tendo um dinheirinho para ajudar. Esse dinheiro parece que sempre vem numa hora em que estamos precisando, mesmo”, afirma.

Calendário

Em janeiro de 2020, o pagamento do benefício deve seguir o calendário escalonado. Para saber o dia do pagamento, o beneficiário deve conferir o Número de Identificação Social, o NIS, impresso no cartão do programa. Os que terminam com final 1 podem sacar o dinheiro no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia – e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses. Para saber a data exata do pagamento, basta acessar: facebook.com/bolsafamilia.

Comentários estão fechados.