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MILHÕES: Prefeito de Simões Filho continua gastando muito dinheiro com publicidade; veja valores

Altos gastos com propaganda continuam em Simões Filho. Foto: Reprodução

O Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – Dinha (PMDB), continua com o pé no acelerador no que tange aos altos gastos em publicidade. Somente no mês de novembro, o gestor torrou R$ 304 mil com propaganda, segundo dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Para se ter ideia do volume já investido para melhorar a imagem do governo Dinha, o gasto de publicidade chegou à casa dos R$ 2.222.878,32 (Dois milhões e duzentos mil reais), ou seja, uma média de R$ 202 mil por mês [quadro abaixo mostra quanto foi gasto em cada mês].

A empresa W4 Comunicação & Marketing, responsável por toda a publicidade do governo municipal, recebe os repasses da verba, e o dinheiro é redistribuído aos veículos contratados para fazer a divulgação. O aditivo de contrato assinado entre a W4 e a Prefeitura vigora até o dia 9 de janeiro de 2018, onde gasto deve chegar a R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil).

CIDADE TRANSFORMADA

Entre os investimentos feitos por Dinha, está a produção de vídeos publicitários que faz elogios à administração. As gravações, geralmente, têm pouco mais de 30 segundos de duração e em alguns deles, pessoas dão depoimentos sobre a transformação na cidade. As peças publicitárias enaltece tanto a qualidade dos serviços de Educação e Saúde prestados à população que quem assiste tem a impressão de que o município está totalmente transformado. Todos os problemas vividos diariamente pela população, simplesmente desaparecem.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Desde de 2009, gestão do ex-prefeito Eduardo Alencar (PSD), a empresa contratada pela Prefeitura para fazer publicidade é a W4 Comunicação e Marketing, localizada na Avenida Professor Magalhães Neto, Bairro Pituba, em Salvador. Ela é responsável por fazer o material publicitário da Administração e repassar para diversas mídias, como emissoras de TV e Rádio, além de sites e blogs.

Além do gasto elevado, ainda há falta de transparência na divulgação dos veículos de comunicação que recebem os repasses da verba para publicidade. Quais veículos de comunicação estão recebendo verba para veicular as propagandas institucionais? Todos querem saber.

QUEM GANHA?

Os gastos com Publicidade pelo Poder Público sempre foram alvos de questionamentos, principalmente, por parte da população e dos órgãos que controlam estes ações. Afinal, quando a sociedade civil nota investimentos milionários neste setor em detrimento de outros considerados de primeira necessidade, como saúde e educação, uma luz de alerta é acesa sobre a aplicação do dinheiro público – que se espera, que seja de forma eficiente, transparente e bem gerida em benefício de toda a sociedade.

Mas para que a publicidade se reverta em benefício da população, primeiro, é preciso que ela tenha, no mínimo, os objetivos que viabiliza o controle da atividade administrativa e principalmente, de orientação e educação social. O artigo 37, parágrafo 1º, da Constituição Federal, estabelece que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.

GASTOS 2017

Vale ressaltar que os dados contidos nesta reportagem corresponde a gastos entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2017, ou seja, 11 meses de gestão do Prefeito Diógenes Tolentino, disponibilizados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O Simões Filho Online tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Simões Filho, mas as ligações não foram atendidas, até a publicação desta matéria.

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