PREVBarco define roteiro de atendimento do INSS para 2021

PREVBarco define roteiro de atendimento do INSS para 2021
PREVBarco define roteiro de atendimento do INSS para 2021

PREVBarco define roteiro de atendimento do INSS para 2021

O cronograma de viagens dos PREVBarcos do INSS, para missões de atendimento a comunidades ribeirinhas da região norte do país, já está definido. Em 18 de janeiro, o primeiro a retomar seu ciclo de navegação, o “Belém I”, parte da capital paraense em direção a Ponta das Pedras (PA) rumo à missão que, como nas demais embarcações, segue até o fim do ano.

>>Décimo terceiro (13°) do INSS pode ser antecipado mais uma vez

Atualmente o INSS conta com cinco “Unidades Móveis Flutuantes”. Dois deles navegam nos rios do estado do Amazonas, dois no Pará e outro em Rondônia.

Os barcos que, juntos possuem capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, vão atender, no próximo ano, cerca de 80 municípios além das comunidades ribeirinhas próximas, inclusive indígenas.

Dessa forma, o PREVBarco contribui para o desafio de reconhecer direitos pelos rios do Brasil, evitando que ribeirinhos realizem deslocamentos em navegações que podem chegar a 22 dias.

>>Auxílio Emergencial: prazo para contestar benefício negado já começou

Levando cidadania

As unidades móveis flutuantes da Previdência Social prestam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS. Em duas décadas de existência, mais de 600 mil pessoas já foram beneficiadas com a presença das embarcações do INSS.

>>Governo propõe aumento de R$ 43 no salário mínimo de 2021

O projeto também já recebeu várias premiações e citações honrosas, inclusive de organizações internacionais, como Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS).

>>Calendário antecipa prazo para pagar 2ª parcela do décimo terceiro (13º) – entenda

O PREVBarco foi a primeira embarcação civil do Governo Federal a levar cidadania aos rios da Amazônia.  E, muitas vezes, representa a única presença do Estado na região amazônica.

Veja mais