Programa oferece atividade física gratuita a idosos; saiba como participar

Autor: Redação

Publicada em


Há três anos a vida do aposentado José Antônio Carvalho Neto, de 74 anos, mudou. Ele sentia muitas dores no corpo e conseguiu ser atendido pela clínica escola de fisioterapia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Após o tratamento, ele foi encaminhado para a prática de atividade física, passando a ser atendido pelo Projeto Atividade Física e Envelhecimento Saudável, do curso de Educação Física da universidade. Hoje, ele garante que sua vida é outra. “Este projeto se tornou um lazer para a gente. Me sinto muito bem, meu corpo sempre está animado. Não sei mais o que é cansaço e já aprendi como deitar e levantar da cama, tudo isso aprendi aqui. Só tenho a agradecer”, disse ele.

O aposentado integra agora um grupo de 25 idosos atendidos pelo programa, que conta com a participação de 20 alunos entre o 7º e o 8º semestre do curso de educação física, sob a coordenação e orientação dos professores da UCSAL. A criação deste projeto surgiu da análise de que não bastava os idosos serem beneficiados pelo tratamento de fisioterapia, pois acabavam retornando com as mesmas queixas. De acordo com o coordenador da academia escola, professor Carlos Amorim, este é um projeto que atinge dois campos importantes: o da assistência e o da formação acadêmica, capacitando ainda mais os alunos. “Antes deste projeto, os idosos acabavam retornando com as mesmas dores. Nós conseguimos quebrar este ciclo ao oferecermos um programa de condicionamento físico”, ressalta Carlos Amorim.

Maria Pereira da Cruz, 54 anos, é outra paciente da clínica de fisioterapia da UCSAL. Após contrair uma tuberculose, começou a apresentar fraqueza muscular, e hoje participa da academia, aonde realiza um tratamento específico para o seu quadro de saúde. Os ganhos já foram observados. “Depois que eu passei a fazer a musculação, melhorei bastante. Eu não saía muito de casa, agora já estou saindo muito, fazendo minhas caminhadas. Minha autoestima está lá em cima”, comemora.

Mais 25 vagas já estão abertas para a academia escola da Universidade Católica do Salvador. O setor vai aguardar o encaminhamento da clínica escola de fisioterapia. A ação faz parte do Centro Integrado de Saúde (CIS), implantado em 2016, e que engloba todos os cursos de saúde da instituição. É um programa multidisciplinar que abrange biomedicina, biologia, enfermagem, psicologia, educação física e fisioterapia.