Projeto em Simões Filho quer tirar linha férrea da área urbana da cidade

Autor: Redação

Publicada em


Os moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) convivem com uma linha férrea que passa pelo centro da cidade. São mais de 10 quilômetros de trilhos que cortam o município ao meio. A linha férrea passa por bairros como Eucalipto, Barreiro, Parque Continental, KM 25, Km 30, Simões Filho 1 e Goes Calmon.

Para mudar esse cenário, a Câmara de Vereadores de Simões Filho votará uma indicação que solicita ao Prefeito Diógenes Tolentino – Dinha (MDB) que interceda junto à FCA- Ferrovia Centro Atlântica, a retirada da Via Férrea que corta o centro da cidade e a coloque-a passando por Pitanga de Palmares até o Porto de Aratu. O projeto é de autoria dos vereadores Genivaldo Ferreira Lima e Kátia Oliveira.

A indicação chegou a ser colocada em discussão na sessão ordinária da última terça-feira (21/8), contudo, foi retirado de pauta por haver entendimentos divergentes entre os vereadores. Alguns parlamentares entenderam que o projeto deve ser mais discutido antes de ser posto em votação, tendo em vista que já existe um projeto do Governo do Estado da Bahia para utilizar as linhas férreas existentes para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que ligará Simões Filho a Salvador, Candeias e Camaçari. O investimento total previsto para implantação do VLT é de R$ 1,5 bilhão.

PROJETO DO GOVERNO DO ESTADO

PRIMEIRA ETAPA

Do tipo monotrilho elevado, o modal metropolitano do VLT, que ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, em em Simões Filho, será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. O VLT é um meio de transporte rápido e seguro, equipado com ar condicionado e Wi-Fi.

SEGUNDA ETAPA

Na segunda etapa da obra, o projeto deverá utilizar a linhas férreas do centro de Simões Filho para implantar o VLT até Candeias, Camaçari e Dias D’avila. O VLT passará pelo centro da cidade e deverá percorrer os bairros; Eucalipto, Barreiro, Parque Continental, Km 25, Km 30, Simões Filho 1 e Góes Calmon até chegar em Camaçari.

O Consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams – BYD Brasil e Metrogreen, foi o vencedor do leilão, que ocorreu no dia 24 de maio de 2018.

Foto: Ilustração gráfica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Ilustração gráfica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT de Salvador).