Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Proposta cria auxílio para trabalhador que estiver em sistema de ‘home office’

Proposta cria auxílio para trabalhador que estiver em sistema de 'home office'
Proposta cria auxílio para trabalhador que estiver em sistema de ‘home office’

Proposta cria auxílio para trabalhador que estiver em sistema de ‘home office’.

O Projeto de Lei 5341/20 institui o auxílio home office, o qual o empregador pagará ao empregado para subsidiar despesas do trabalho na própria residência. A proposição prevê que o auxílio seja pago sempre no mês posterior ao que o empregado comprovou as despesas, preferencialmente junto com o salário.

>>Procon-SP alerta sobre anúncios falsos de vacina contra coronavírus

Pela proposta, as despesas previstas relacionadas ao trabalho são: internet, energia elétrica, softwares e hardwares e infraestrutura necessária ao trabalho remoto. O projeto prevê que o empregador contribuirá com 30% dos gastos acima, desde que comprovadas as despesas.

O texto estabelece ainda que o benefício concedido não tem natureza salarial e nem se incorpora à remuneração, bem como não incide contribuição previdenciária nem de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A proposição também define que o auxílio não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

>>Ministério e IFRS abrem inscrições para cursos online gratuitos

Divisão de custos

O autor da proposta, deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), avalia que o objetivo do projeto não é repassar todo o ônus das despesas ao empregador, tampouco que o empregado suporte toda essa carga.

“O que se pretende é que o empregador custeie parte das despesas que, consequentemente, aumentaram com a permanência do empregado em casa. Para isso, acredita-se que 30% de ajuda de custo, fornecida pelo empregador, às despesas efetivamente comprovadas, seja um justo parâmetro para ambas as partes envolvidas na relação de trabalho”, explica o parlamentar.

>>Veja quais estados não adotam novo salário mínimo de R$ 1.100

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários estão fechados.