Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Proteja-se da Covid: veja 5 dicas de dieta para melhorar o seu sistema imunológico

Veja a dieta japonesa e seu cardápio que ajuda a perder 1 kg por dia
Foto: Reprodução

Proteja-se da Covid: veja 5 dicas de dieta para melhorar o seu sistema imunológico. Afinal, o sistema imunológico precisa dos nutrientes fornecidos pelos alimentos saudáveis para funcionar apropriadamente e manter-nos longe de doenças.

Com essa importância da alimentação para o sistema imunológico em mente, vamos conhecer algumas dicas de dieta importantes para ajudar a melhorar a imunidade do organismo. Dê uma conferida:

Alimentos sem glúten que podem comer sem medo

 

1. Diminuir ao máximo o consumo de alimentos industrializados (ultraprocessados)

Embora os alimentos ultraprocessados já venham prontos ou pré-prontos para serem consumidos, e por isso se tornem uma alternativa super prática, o ideal é sempre dar preferência aos alimentos preparados em casa, especialmente com ingredientes saudáveis.

Ao contrário do que se pode imaginar, existem receitas que são saudáveis, nutritivas e, ao mesmo tempo, práticas, fáceis e rápidas de serem feitas.

Por exemplo, existem receitas fits, rápidas e fáceis para almoço e jantar, ao mesmo tempo em que, para quem segue uma dieta sem carne, existem essas receitas vegetarianas rápidas para o dia a dia.

Outra opção para não precisar recorrer aos industrializados é reservar um dia da semana para preparar com antecedência os pratos que serão consumidos ao longo da semana, e armazená-los no congelador.

Alimentos comprovados que te ajudam a ter um abdômen marcado

Os alimentos industrializados são compostos por muitos conservantes, corantes e estabilizantes que pioram o sistema imunológico.

Isso sem contar que os industrializados ultraprocessados também produzem picos de insulina, que resultam no aumento da produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Quanto mais cortisol o organismo produz, pior é o funcionamento do sistema imunológico.

Os alimentos industrializados e ultraprocessados ainda contêm poucos nutrientes, ao mesmo tempo em que são ricos em calorias, açúcares, gorduras ruins e/ou sódio. Ou seja, eles não têm utilidade alguma para a saúde.

2. Reduzir a ingestão de açúcar

Além do seu conhecido malefício de favorecer o aumento de peso, o consumo exagerado de açúcar não é aconselhável porque o ingrediente é pró-inflamatório e piora o funcionamento do organismo de maneira geral.

Gosta muito de doce e não consegue ficar sem sobremesa? A alternativa é recorrer aos docinhos sem açúcar, como esse biscoito fit, saudável e sem açúcar, ou esse bolo de banana sem açúcar, farinha de trigo e manteiga, por exemplo.

> Comer arroz integral ajuda a reduzir bastante a gordura abdominal

3. Tomar bastante água

Manter uma hidratação adequada, ou seja, beber muito água ao longo de todo o dia, é importante para o organismo de maneira geral, inclusive para o sistema imunológico.

A água auxilia no transporte de oxigênio para as células e contribui com a eliminação de toxinas do organismo por meio da urina.

Para quem tem dificuldade de ingerir água com frequência, uma dica é adicionar uma rodela de limão ou espremer meio limão em um copo com água, o que torna o sabor do líquido mais agradável e, de quebra, ainda traz os benefícios do limão.

Existem ainda outras opções de águas saborizadas com frutas, vegetais, sementes, especiarias ou ervas que também ajudam a tornar o líquido mais saboroso e tornam mais fácil aumentar o consumo de água por dia.

4. Manter-se ativo

Não render-se ao sedentarismo também é muito importante para o sistema imunológico porque quando se fica muito tempo sedentário, o sistema imunológico piora. Um exercício leve já pode ajudar: estima-se que 20 minutos de caminhada em ritmo moderado já façam bem para o sistema imunológico.

> Eliminando gordura abdominal: Exercício simples que pode ser feito sempre

5. Incluir os nutrientes bons para o sistema imunológico

Alguns nutrientes são especialmente benéficos para o sistema imunológico, como vitamina C, vitamina D, antioxidantes, fibras, ferro e proteínas. Por isso, para fortalecer a imunidade, é muito importante incluir em sua dieta:

  • Alimentos com vitamina C;
  • Fontes de vitamina D;
  • Alimentos com antioxidantes;
  • Alimentos ricos em fibras;
  • Fontes de ferro;
  • Proteínas de alto valor biológico.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários estão fechados.