Prouni ofertará mais de 160 mil bolsas para a primeira seleção de 2021

Prouni ofertará mais de 160 mil bolsas para a primeira seleção de 2021
Prouni ofertará mais de 160 mil bolsas para a primeira seleção de 2021 – Foto: Tamires Hanke / RPI

Prouni ofertará mais de 160 mil bolsas para a primeira seleção de 2021.

O quantitativo de bolsas ofertadas para a primeira seleção de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais. O Ministério da Educação (MEC) publicou todas as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. O período de inscrições é de 12 a 15 de janeiro.

>>Brasil bate a marca de 200 mil mortes em razão da pandemia do coronavírus

A consulta das alternativas de oferta está disponível na página do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/

A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (Veja mais abaixo a lista completa da oferta de bolsas do Prouni por Unidade da Federação).

Requisitos

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino para quem não tem ensino superior.

>>Cronograma do Enem deve ser mantido e provas não devem ser adiadas

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

>>Nova cervejaria deve gerar cerca de 1,5 mil vagas de empregos na Bahia

Apenas para o processo seletivo do Prouni do 1º semestre de 2021 serão utilizadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, já que o resultado do Enem de 2020 será publicado em data posterior ao processo seletivo.

O MEC realizará o próximo processo seletivo do Prouni, referente a 2ª edição de 2021, após a divulgação do resultado do Enem, quando serão exigidas as notas do Enem de 2020, cujas provas serão aplicadas a partir de 17 de janeiro de 2021.

>>Programa Casa Verde e Amarela, aprovado na Câmara, incentiva aquisição da casa própria

Cronograma

O resultado da primeira chamada será divulgado neste mês, no dia 19 de janeiro. O Prouni oferece, ainda, outras duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a 2ª chamada e a lista de espera. O cronograma completo pode ser consultado na página do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php/#cronograma 

Veja mais