Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Quem recebe BPC e aposentadorias do INSS são vítimas de novos golpes

Quem recebe BPC e aposentadorias do INSS são vítimas de novos golpes
Quem recebe BPC e aposentadorias do INSS são vítimas de novos golpes

Quem recebe BPC e aposentadorias do INSS são vítimas de novos golpes.

Quem recebe o BPC/Loas (Beneficio de Prestação Continuada), aposentadorias e pensões do INSS precisam ficar com olhos bem abertos. Pois existem pessoas aplicando golpes contra esses segurados. Diversas pessoas já foram vítimas e tiveram vários prejuízos financeiros que vão desde compra em cartão, saques indevidos – até empréstimos sendo tomados sem o conhecimento do beneficiários.

Por isso é importante conhecer as fraudes. Três modalidades de golpes estão circulando. Veja cada uma delas

Justiça freia desconto automático do INSS nas aposentadorias

1. Golpe do cancelamento do cartão

Esse golpe está circulando nos últimos dias em todo o pais e o público alvo são quem recebe BPCs e aposentadorias. Veja como funciona e não caia no golpe: Um criminoso liga se passando por um funcionário do INSS, inclusive, informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade.

Durante a ligação, o criminoso afirma que o cartão foi clonado, sendo necessário o cancelamento do mesmo. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta a cortar o cartão ao meio e que um motoboy irá buscar o cartão supostamente destruído, para segurança da operação. Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais.

Deputados podem aprovar Décimo Terceiro (13º) para o BPC do INSS

2. Golpe pelo WhastApp ou SMS

Os golpistas estão enviando uma mensagem de texto para quem recebe BPCs e aposentadorias pelo WhasApp ou SMS pedindo para o aposentado ou pensionista entrar em contato com um número de telefone. A primeira reação do beneficiário é entrar em contato com o número. Ao ligar no telefone falso a vítima é “notificada” sobre “bloqueio” da aposentadoria ou pensão. Nesse momento eles pedem os dados do aposentados e deixam um prejuízo financeiro enorme na conta do beneficiário.

3. Golpes de associações

Outro golpe comum que vem sendo aplicado é quando associações abordam aposentados e pensionistas por telefone ou enviam cartas dizendo que eles têm direito a uma revisão no INSS que pode pagar uma bolada.

Para cumprir a promessa de vitória, os golpistas pedem pagamento antecipado. O segurado que for abordado deve sempre procurar uma segunda opinião e não fornecer dados bancários.

Parece coisas boas, mas não se engane: são golpes contra aposentados do INSS

O que diz o INSS?

O INSS informa que não pede dados dos segurados por telefone ou e-mail, e alerta que de nenhuma forma faça depósitos em contas de desconhecidos ou forneça para algum estranho seus dados pessoais. Em caso de fraude, realize um boletim de ocorrência com urgência e caso tenha dúvidas, ligue para o número 135 e agende uma visita a uma agência da previdência social.

Comentários estão fechados.