Quilombo de Palmares recebe selo de registro e comemora com feira em Simões Filho

Comunidade Quilombola de Pitanga de Palmares | Foto de divulgação

Aconteceu no último domingo (01), na comunidade Quilombola de Pitanga de Palmares mais uma edição da Feira de Agricultura Familiar e Artesanato. A feira é realizada mensalmente e envolve todas as famílias que vivem no Quilombo, com o objetivo de fortalecer a economia local e incentivar a agricultura orgânica, onde todos os alimentos são cultivados sem a ajuda de agrotóxicos.

O Quilombo de Pitanga de Palmares, recebeu recentemente o selo de registro que é o certificado de origem dos seus produtos, agora podendo comercializar livremente, o que contribui para a auto-sustentabilidade dos empreendimentos quilombolas no Brasil.

Segundo a idealizadora do evento Maria Bernadete, a feira reúne pessoas de diversidades cidades, inclusive visitantes estrangeiros, que já prestigiaram o evento e se encantaram com a iniciativa de preservação da flora brasileira. “Eu tenho orgulho de fazer parte do Quilombo e estou muito feliz com o reconhecimento adquirido através do selo de registro. A cada edição da feira, me empenho mais em contribuir com essas terras”, disse Bernadete.

O Quilombo de Palmares possui 122 agricultores que produzem e vendem  frutas e verduras como abacaxi, inhame, maracujá, banana da terra, além da farinha do vatapá. “Aqui todo broto é cuidado com muito carinho e nada se perde. Em média, cada muda produz de quatro a seis frutos por safra”, comentou Vicente da Paixão, um dos mais antigos quilombolas da comunidade.

A próxima feira será realizada no início do mês de abril e a comunidade convida todos para participarem e conhecerem os diversos produtos, além de roupas, potes de barro e bijuterias.

Veja mais