Realidade: o que de fato significa TBT nas redes sociais?

Autor: Redação

Publicada em


Realidade: o que de fato significa TBT nas redes sociais?
Realidade: o que de fato significa TBT nas redes sociais?

Realidade: o que de fato significa TBT nas redes sociais?

TBT é uma sigla usada popularmente nas redes sociais. É bem provável que navegando pelas redes sociais, em especial nas quintas-feiras, você já tenha se deparado com essa hastag. Apesar de popular, o seu uso ainda causa algumas dúvidas sobre o que é TBT, de fato. Para entender o que significa TBT, é necessário, primeiramente, buscar o seu significado em inglês para, então, traduzir TBT para o português.

Os falantes nativos do inglês, em especial dos Estados Unidos, começaram a utilizar TBT como gíria para Throwback Thursday, ou seja, quinta-feira do retorno. TBT nas redes sociais é utilizado com o símbolo da hastag (#) na frente: #TBT. A tag é utilizada para relembrar situações do passado, geralmente com a publicação de uma foto.

Como surgiu o TBT?

O uso do TBT surgiu no Twitter em 2012 quando os usuários começaram a usar a hastag para publicar fotos não tão recentes. Na época, a moda se espalhou e chegou até as celebridades, que ajudaram a popularizar ainda mais o termo. Em 2013, por exemplo, a diva pop Beyoncé publicou fotos da sua infância em seu perfil no Instagram e a legenda das imagens trazia apenas a hastag TBT.

Foto: reprodução/Instagram Beyoncé

Com a fama, #tbt não ficou restrito ao Twitter e a gíria passou a ser utilizada também em outras redes sociais, como Instagram e Facebook. Inicialmente os usuários postavam fotos antigas, da infância. Entretanto, não há um período temporal estabelecido para publicação das imagens. Você pode postar uma foto de quando tinha 10 anos de idade ou de uma saída com os amigos no final de semana anterior.

Qual o dia certo para usar TBT?

Como o significado de TBT é Throwback Thursday, ou seja, quinta-feira do retorno, as publicações com essa hastag geralmente são feitas nos dias de quinta-feira. No entanto, hoje é mais comum que apareça em outros dias da semana. Mas, originalmente, o dia de TBT é as quintas-feiras.

A utilização de TBT originou uma outra gíria: #FBF (Flashback Friday). A tradução para o português é sexta-feira do flashback, seguindo o mesmo conceito de TBT. A única diferença é que as publicações de flashback devem ser feitas no dia de sexta-feira.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva