Recebeu uma mensagem estranha no Whatsapp? Saiba o significado

Autor: iBahia

Publicada em


Usou o WhatsApp nesta terça-feira (5) e recebeu uma mensagem estranha? Não se assuste. O aplicativo adotou uma nova forma de proteção das mensagens enviadas entre os usuários que promete deixá-lo mais seguro e difícil de ser invadido. Internautas que estavam no meio de conversas receberam o aviso, que aparece para donos de celulares com sistema Android, iOS e também para quem utiliza o WhatsApp Web.

Nos smartphones da Apple, a mensagem é aberta em uma janela e o usuário precisa confirmar que a leu. Ele ainda tem a opção de saber mais sobre o tema. A empresa responsável pelo app explicou que concluiu o desenvolvimento de uma tecnologia que faz do WhatsApp “líder em proteger suas comunicações particulares”.

VAGAS DE EMPREGOS; VEJA!

A criptografia impede que o conteúdo das mensagens seja interceptado e lido por terceiros. Segundo o WhatsApp, nem mesmos seus engenheiros e funcionários seriam capazes de acessar os conteúdos que aproximadamente um bilhão de usuários ativos trocam diariamente. São 42 bilhões de mensagens por dia, segundo estatísticas oficiais.

A criptografia ponta a ponta vale para “todas as ligações de voz que você quiser, e qualquer mensagem, foto, vídeo, arquivo ou mensagem de voz que enviar, (…) incluindo os chats em grupo”. Ainda segundo os criadores do app, “ninguém” consegue ler dentro da mensagem. “Nem criminosos, nem hackers, nem regimes opressores. Nem mesmo nós.”

O WhatsApp esclareceu que todas as mensagens critptografadas só podem ser lidas pelos destinatários. Para tanto, basta usar a versão mais recente do comunicador instantâneo. Resumindo: o WhatsApp mais seguro começa a funcionar hoje mesmo, sem que os usuários do mensageiro na versão mais atual precisem fazer nada. Basta continuar usando. O processo é todo feito por meio da Tecnologia da Informação para manter as mensagens seguras.