Receita de caramelo líquido caseiro: é delicioso e tem preparo rápido

Receita de caramelo líquido caseiro: é delicioso e tem preparo rápido
Receita de caramelo líquido caseiro: é delicioso e tem preparo rápido © Anikona – Getty Images/iStockphoto

Receita de caramelo líquido caseiro: é delicioso e tem preparo rápido.

A preparação de um  caramelo líquido caseiro beneficiará muito, além de nossos paladares, o bolso, pois é muito mais barato do que comprá-lo preparado. Este caramelo estará pronto em pouco tempo e permite a possibilidade de incluí-lo em muitas receitas de sobremesas.

>Pudim de tapioca com caramelo é bom e fácil de fazer

>Cheesecake: Receitas de sabor nutella, doce de leite e limão fáceis de fazer

Pode ser um pouco assustador de preparar, se nunca o preparamos, mas será muito mais fácil de preparar do que podemos pensar, seguindo algumas etapas básicas.

 Tome nota de como um caramelo líquido é preparado em tempo recorde, com um aroma de limão que você vai adorar.

Ingredientes:

  •  250 ml de caramelo líquido só precisamos
  • 250 ml de água
  • 200 gr de açúcar
  • Algumas gotas de limão

>Aprenda a fazer pão de cenoura delicioso com recheio doce e salgado

>Coberturas doces fáceis para você fazer na pipoca e se deliciar

Como preparar um caramelo líquido caseiro

  1. O primeiro passo é pegar uma panela e aquecer a água. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente ou em outra panela, em fogo médio, despeje o açúcar e as gotas de limão. Melhor uma panela com um fundo grosso que distribua e transmita bem o calor. Quando o caramelo começa a se formar, adicionamos a água fervendo, pouco a pouco e sem parar de mexer.
  2. Continuamos pegando fogo, misturando tudo até vermos que os elementos se juntaram perfeitamente. Naquele momento, deixe esfriar.
  3. Temos que acompanhar bem todo o processo, porque, caso contrário, o caramelo poderia queimar, sua cor ficaria enegrecida e seu sabor amargo.
  4. No caso de o caramelo ficar muito espesso, colocá-lo novamente no fogo e adicionar água fervendo, pouco a pouco, para não exagerar. Se, por outro lado, for muito líquido, reaqueceríamos até engrossar.
  5. Podemos manter o doce em um recipiente e mantê-lo na geladeira por algumas semanas, colocando-o à disposição a qualquer momento.
  6. O açúcar derretido pode atingir uma temperatura de 200º. Por esse motivo, é necessário aplicar certas regras de segurança quando fazemos doces em casa. Devemos usar utensílios com a alça isolante, pois, com aqueles completamente metálicos, poderíamos nos queimar. Também é aconselhável usar a luva. Se quisermos provar o sabor do caramelo ou armazená-lo em uma jarra, primeiro temos que esperar até que esfrie um pouco.
  7. O doce de gás e líquido ou adoçar grandes crepes, sorvetes, tortas, pudins ou até dar um toque diferente ao café todos os dias.
  8. Se tivermos problemas para remover os restos de caramelo da panela ou frigideira que usamos, lavamos-o com água bastante quente. Também podemos optar por cobri-lo com água e colocá-lo no fogo por um momento, lavando-o mais tarde.

Veja mais