Receitas naturais para manter boca e gengivas saudáveis

Receitas naturais para manter boca e gengivas saudáveis
Receitas naturais para manter boca e gengivas saudáveis – reprodução

Receitas naturais para manter boca e gengivas saudáveis

>Jogar fora nunca mais! Conheça os benefícios da casca do ovo

Lábios, gengivas, língua, dentes, palato e garganta são todos elementos que podem sofrer desgaste ou inflamação e infecções mais ou menos recorrentes, e que muitas vezes podem ser resolvidos com remédios naturais.

>Aprenda estes 5 remédios caseiros com azeite de oliva

Melhorar o hálito

O mau hálito ou halitose afeta mais de 60% da população de forma crônica ou ocasional. Pode ser devido a problemas de cárie ou diminuição da higiene oral ou da produção de saliva. Plantas aromáticas como hortelã, camomila ou salva são úteis; umbelífero como anis, endro ou erva-doce, que refresca o hálito; e até limpadores como fumaria, que combate a putrefação intestinal.

>5 óleos eficazes para crescer o cabelo e alongar os cílios e sobrancelhas

>Utilize a água de arroz para uniformizar o tom da pele

>Conheça as propriedades do sabão de enxofre

São ingeridos em infusão ou em rebuçados (como a hortelã) e ajudam a recuperar o bom hálito e o bom gosto na boca.

>Os maravilhosos benefícios que as ameixas oferecem à sua beleza

Biodecodificação dentária

Para evitar o recuo e sangramento das gengivas, pode-se preparar uma infusão com hortelã, sálvia, tomilho, bistorta, aroeira e agrimônio, que se misturam em partes iguais. Ferva uma colher de sopa da mistura para cada copo de água por 3-4 minutos, deixe esfriar e aplique em um enxágue completo, duas vezes ao dia.

Este enxágue ajuda a prevenir a progressão da piorréia. Nessa condição muito comum, uma infecção danifica a base dos dentes e faz com que as gengivas sangrem.

>O que você deve comer para acelerar o crescimento do cabelo

O óleo essencial de eucalipto é usado para tratar piorreia e gengivite. A massagem suave das gengivas com 2 ou 3 gotas fortalece as gengivas e evita o sangramento. Deve-se evitar engolir.

Aloe Vera para herpes

A polpa de aloe vera, rica em mucilagem, é excelente para proteger e reparar as membranas mucosas. Aplicado no herpes labial, duas ou três vezes ao dia, contribui para sua eliminação progressiva.

>7 alimentos que tornam suas unhas mais fortes e longas

Língua sem desconforto

A inflamação da língua ou glossite, muito incômoda, pode ser aliviada com enxágues ou gargarejos de extratos de tormentilla, banana, salva e alcaçuz, dissolvidos em água.

A raiz e o rizoma da tormentilla (Potentilla erecta), com resinas, óleo essencial e taninos, exercem um claro efeito hemostático local, adstringente e cicatrizante.

>Você não vai acreditar! Descubra os benefícios de beber vodka uma vez por semana

É um bom aliado contra a estomatite ou inflamação das membranas da cavidade oral, bem como contra as úlceras e feridas que a acompanham.

Aftas e dor de dente

A maioria das aftas desaparece por conta própria, mas a lisina, um aminoácido com propriedades antibacterianas, antivirais e antiinflamatórias, pode ajudar. As aftas também são combatidas com plantas adstringentes, antiinflamatórias, cicatrizantes e demulcentes, como a banana-da-terra, a bistorta ou a mirra.

>Veja como fazer suco de alho para vários benefícios

O botão de flor de cravo é antiviral, antibacteriano e antiinflamatório. Aplique em um dente dolorido, acalmando-o, liberando seu óleo essencial e reduzindo significativamente a dor.

Para aliviar a dor da dentição das crianças, elas recebem um grande pedaço de raiz de marshmallow para roer.

>Veja como preparar um shampoo de café para impedir a queda de cabelo

Dicas

Despeje 2 colheres de sopa de tomilho em 1 xícara de água fervente. Cubra e deixe esfriar. Faça enxaguatórios bucais com essa infusão para combater as bactérias que causam a gengivite.

Veja mais