Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Recolocação: saiba como os cursos online podem te auxiliar a voltar ao mercado de trabalho

Recolocação: saiba como os cursos online podem te auxiliar a voltar ao mercado de trabalho
Recolocação: saiba como os cursos online podem te auxiliar a voltar ao mercado de trabalho

Recolocação: saiba como os cursos online podem te auxiliar a voltar ao mercado de trabalho.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro de 2019 apontam 11,8% dos brasileiros em idade laboral – cerca de 12,5 milhões de pessoas – estão desempregados.

A falta de oportunidades no mercado formal tem feito com que muitas pessoas recorram à informalidade. Se você está em uma situação como essa, independentemente da sua opção, saiba que os cursos online podem ser um caminho para encontrar uma recolocação mais rápida.

Livre para se aperfeiçoar

Uma das razões apontadas por quem está empregado para não buscar qualificações extras muitas vezes é a falta de tempo. Uma rotina de trabalho de 8 horas diárias não deixa mesmo muito espaço para conciliar momentos de lazer com cursos de qualificação.

Por outro lado, aqueles que estão em busca de recolocação no mercado têm o tempo disponível para se aperfeiçoar, mas não têm necessariamente os recursos para isso. Nesse cenário, os cursos online surgem como a melhor das soluções para ambos os problemas.

Em linhas gerais, eles têm custos mais acessíveis do que os presenciais. Isso inclui não apenas o valor do curso em si, mas também as despesas com deslocamento e alimentação. No final das contas, pesa muito mais no bolso um curso presencial.

Além disso, há que se considerar também a praticidade: enquanto um curso presencial tem data e hora para acontecer, em um curso à distância é você quem decide como e quando assistir às aulas. Basta uma conexão com a internet e pronto.

Cursos são um diferencial no currículo

Em um mercado de trabalho pouco aquecido, as poucas vagas que aparecem são disputadas por profissionais cada vez mais qualificados. É como se a linha de corte para conseguir uma colocação profissional fosse mais alta.

Vagas que requeiram graduação, por exemplo, costumam ser preenchidas por profissionais pós-graduados. Em caso de “empate”, a decisão pode pesar a seu favor se em seu currículo existirem outros cursos complementares.

Cursos de curta duração e voltados para subáreas específicas mostram um nível maior de especialização por parte do candidato. Essa característica é bastante valorizada pelos profissionais de Recursos Humanos.

Nesse aspecto, o fato de não estar empregado pode ser uma vantagem inicial, pois há mais tempo para buscar alternativas de qualificação. É possível aproveitar o mês de dezembro, por exemplo, para turbinar o currículo com certificados.

Assim, em janeiro e fevereiro, época em que tradicionalmente novas vagas são abertas, certamente você terá mais chances de obter uma recolocação se demonstrar que está em constante atualização.

Empreender: uma alternativa para os qualificados

Outra forma de voltar ao mercado de trabalho é por meio do empreendedorismo. É cada vez maior o número de pessoas que decide que é hora de abrir o próprio negócio ao invés de concorrer às vagas disponíveis.

Para quem está pensando em seguir esse caminho, os cursos online também podem ser uma alternativa para consolidar uma nova profissão. Com os conhecimentos adquiridos por meio das aulas já dá para colocar em prática suas primeiras iniciativas.

Embora nesse caso um certificado tenha pouco peso, o que vale mesmo é o conhecimento. Pense em quantas atividades você já teve vontade de desenvolver, mas não foi adiante por não saber ou por nunca ter estudado um pouco o tema.

A ampla variedade de cursos online disponíveis permite que você passeie por todas áreas, da administração à saúde, das finanças à educação, sem que para isso seja necessário ter algum tipo de qualificação prévia.

Um mundo em constante movimento

Além da qualificação ser um aspecto fundamental para buscar novas posições na carreira, há que se considerar também o fato de que certas áreas exigem atualização constante.

Por exemplo, considere um administrador que utiliza softwares de gestão. Todos os anos novas atualizações são disponibilizadas e é preciso conhecer as características da ferramenta para realizar as tarefas.

O mesmo se aplica àqueles que desenvolvem algum trabalho relacionado à legislação. Regras são alteradas o tempo todo e somente quem busca a atualização constante por meio de cursos consegue se manter à frente das demandas.

Oportunidade de retorno pode vir em outra área

Muitos profissionais que se mantém afastados do mercado de trabalho por um certo tempo, mesmo com cursos de qualificação, não consideram mudar de área. Porém, em alguns casos, essa pode ser uma necessidade.

Alguns setores têm comportamento cíclico. As coisas podem não estar boas hoje e a situação pode perdurar assim por mais um ou dois anos até que ocorra uma recuperação. Nesse meio tempo, buscar alternativas é vital para sobreviver.

A solução pode estar em um curso que não seja relacionado diretamente com a sua área. Atuar por um tempo em outra profissão que não a sua não significa, necessariamente, mudar de área.

Trata-se de uma forma de subsistência que permite a muitos profissionais seguirem se qualificando enquanto ao menos obtém uma renda mínima. Não há problema algum em seguir esse caminho, mas qualificação sempre será importante.

Portanto, se você almeja uma vaga de trabalho ou pretender mudar de área, saiba que recorrer aos cursos via internet pode ser a solução ideal. Eles são mais rápidos, mais acessíveis e podem se adequar com maior facilidade tanto ao orçamento quanto à rotina de qualquer pessoa.

Quem sabe 2020 não começa com boas notícias graças aos cursos online, que você pode fazer ainda neste ano?

Comentários estão fechados.