Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Remédio caseiro para azia e outros problemas estomacais

Remédio caseiro para azia e outros problemas estomacais
Remédio caseiro para azia e outros problemas estomacais/ © DR

Remédio caseiro para azia e outros problemas estomacais

Muitas pessoas preferem usar remédios caseiros e naturais em vez de medicamentos produzidos em laboratório. Esses remédios são geralmente uma alternativa eficaz e mais barata para o tratamento de pequenos problemas de saúde.

No entanto, a substituição da prescrição por um remédio caseiro deve ser feita sob a supervisão de um médico, que provavelmente recomendará o remédio para complementar a ação do medicamento.

Entre os remédios que você pode preparar em casa para tratar problemas estomacais, como azia, está o chá de poejo. Essa planta, também chamada de poejo, possui múltiplas propriedades benéficas.

Seu nome científico é Mentha pulegium e é uma planta utilizada desde tempos imemoriais em toda a bacia do Mediterrâneo e na Ásia Ocidental. Era uma parte fundamental da mesa dos antigos gregos e romanos. Hoje é amplamente utilizado em todo o mundo por suas propriedades medicinais, entre as quais se destacam:

  • Antibacteriano;
  • Antiespasmódicos;
  • Expectorantes;
  • Antipirético;
  • Sedativos;
  • Anti-sépticos;
  • Cura.

Chá de poejo

A forma mais adequada de aproveitar as propriedades digestivas do poejo é ingeri-lo como chá ou em infusão. Siga esta receita que apresentamos a seguir e prepare um delicioso chá de poejo.

>>Elime as manchas do rosto com essa máscara caseira de morango

Ingredientes

  • Folhas secas de poejo: 3 colheres de sopa;
  • Água: um copo.

Preparação

  1. Aqueça a água até ferver.
  2. Despeje 3 colheres de sopa de folhas secas de poejo.
  3. Deixe a água ferver por 3 minutos.
  4. Retire do fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos.
  5. Coe a água e voila, seu chá está pronto.

Beba depois de comer alimentos de difícil digestão pelo corpo ou quando começar a sentir azia.

>>Dicas para cuidar do cabelo cacheado e como definir os cachos

Para que serve o poejo

O poejo tem múltiplos usos quando aplicado na pele, mas quando consumido na forma de chá é utilizado para:

  • Tratamento de bronquite, gripe e resfriado com tosse;
  • Redução de gases em intestinos;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Tratamento de doenças reumáticas como artrite;
  • Promove a digestão e alivia dores de estômago.

Benefícios do poejo como antiácido natural

Os ácidos estomacais são secreções que extraem dos alimentos os nutrientes de que o corpo necessita e ajudam a formar um bolo alimentar que passa pelo sistema digestivo e é depois descartado. Às vezes, esses ácidos causam desconforto e uma sensação de queimação. Isso pode ter muitas causas e somente um médico poderia estabelecê-las.

Porém, sabemos que o consumo do chá de poejo estabiliza o estômago e regula a secreção dos ácidos que causam desconforto. Também estimula a mobilidade do estômago e do intestino delgado, facilitando a digestão dos alimentos. Reduz o excesso de gases e combate as fermentações intestinais. Também aumenta a secreção biliar, criando um efeito colagogo que facilita os processos digestivos.

Por essas razões, o consumo de chá de poejo para o tratamento da azia e para a melhora da digestão é amplamente recomendado.

>>Conheça os alimentos que vão te ajudar a ter unhas fortes e saudáveis

Plante poejo em casa

Esta planta pode ser plantada facilmente em casa. Atinge 30 a 50 centímetros e pode ser plantada em vasos de médio porte. É comum encontrá-la à venda em viveiros e pode ser colhida 4 meses após o plantio.

O Poejo é uma planta de clima subtropical, não deve ser exposta ao frio excessivo ou ao sol direto. Deve ser regado com moderação evitando o excesso de água no solo.

Dica final

Tente não passar mais de 3 horas seguidas sem comer nada, porque o ácido gástrico aparecerá e você começará a sentir a dor e o desconforto associados à azia.

>>Suflê de cenoura: uma receita muito fácil e saborosa

Comentários estão fechados.