Rui entrega 118 novas viaturas da PM para Simões Filho e outras regiões

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Foto: Manu Dias/GOVBA

Na manhã desta segunda-feira (16), o Governo do Estado acelerou o procedimento de renovação da frota da Polícia Militar (PM), com a entrega de 118 novas viaturas à corporação de Simões Filho e outras cidades da região metropolitana, em evento realizado no Jardim dos Namorados, em Salvador.

Nessa primeira etapa, o município de Simões Filho recebeu 05 (cinco) viaturas que auxiliarão nas atividades, além de substituir parte da frota já existente.

As quarenta caminhonetes e 78 minivans passam a servir aos militares responsáveis pela segurança pública da capital baiana e dos municípios Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Camaçari, São Francisco do Conde e Madre de Deus, que compõem a região metropolitana (RMS). Esse é o terceiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues às polícias Civil e Militar em todo o estado.

De acordo com o governador Rui Costa, o investimento na aquisição de novas viaturas visa o apoio e o estímulo às forças de segurança do Estado para a otimização do exercício de suas funções. “Vamos ter equipamentos novos e mais adequados. São veículos com mais força para a atividade policial. A PM passa a ter melhores condições de trabalho para garantir a segurança dos cidadãos” afirmou.

A primeira entrega foi realizada há uma semana em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano. Onze minivans, 14 caminhonetes, dois sedans, duas motocicletas e um ônibus observatório vão ajudar a melhorar ainda mais o trabalho da PM no município, que registrou uma redução de 20% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no ano passado, em comparação com 2014. Também na semana passada foram entregues outras cinco viaturas para a PM, em Guanambi. “A sensação que essas ações passam é a de segurança. Um material com mais qualidade proporciona um melhor suporte à população”, ressalta o economista Alécio Ribeiro.

Mais policiais

As ações do governo estadual para ampliar a segurança dos baianos vão além da renovação das frotas. Somente em 2016, 1.775 novos soldados passaram a integrar a Polícia Militar. A incorporação desses profissionais faz parte de um compromisso firmado pelo governador Rui Costa no início da gestão, quando convocou os dois mil aprovados do concurso de 2012. Após passarem pelo Curso de Formação de Soldados, os novos policiais foram encaminhados para diferentes cidades como Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Jequié, entre outras.

Com a Polícia Civil não foi diferente. Neste final de semana, 639 candidatos do concurso para delegado, escrivão e investigador foram convocados para apresentação dos documentos, ultrapassando as 600 vagas previstas em edital para convocação das três carreiras. Os 130 aprovados no concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também já passam pelo curso de formação.

Centro integrado

Em fase final de construção, o Centro Integrado de Gestão de Emergência (Cige) também é resultado de investimento do Governo do Estado na segurança pública. A estrutura, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reunirá em um mesmo espaço serviços de comunicação, inteligência e videomonitoramento. Serão quase mil câmeras, entre fixas e móveis, instaladas nas viaturas e espalhadas por Salvador e Região Metropolitana, para ampliar a segurança dos baianos.

“Somando o 190, o videomonitoramento e o serviço de inteligência, vamos ter condições de prestar um serviço público de segurança mais rápido e qualificado para toda nossa população”, explicou o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.