Saiba as consequências que você pode ter ao mentir no currículo

Autor: Redação

Publicada em


Saiba as consequências que você pode ter ao mentir no currículo
Saiba as consequências que você pode ter ao mentir no currículo

Saiba as consequências que você pode ter ao mentir no currículo.

Muitas vezes, na ânsia de conquistar determinada vaga, candidatos acabam acrescentado ou modificando informações à trajetória profissional, acreditando que mentir no currículo poderá elevar suas chances de ser contratado.

Bem, quem mente sobre sua trajetória profissional pode até ser contratado, mas terá que lidar com as consequências de mentir no currículo.

>Grupo BIG, Atento, Boticário e mais empresas oferecem 2.500 vagas de empregos

Quais as mentiras mais contadas no currículo?

Os candidatos podem mentir em diversos tópicos, mas os mais recorrentes são:

  • Idiomas;
  • formação;
  • conhecimento em softwares;
  • tempo de experiência;
  • cargos ocupados;
  • competências;
  • cursos extras.

E aí, você já mentiu em algum desses tópicos ou em outros também relacionados a carreira? Se sim, continue lendo a matéria.

>Aprenda a enviar currículo direto para o RH da LIQ, a antiga Contax

Afinal, quais são as consequências para quem mente no currículo?

Saiba que, se você for contratado por uma empresa, tais mentiras podem ocasionar diversas consequências. Conheça algumas delas:

>Envie currículo para vagas do trabalhe conosco da Magazine Luiza

Demissão

Sim, você poderá ser demitido se o empregador descobrir sua mentira e, caso envolva falsificação de algum certificado ou outra mentira que configure fraude, é possível ser demitido por justa causa.

>Cometi esses erros de português no currículo e me dei mal

Constrangimento

Imagine que você tenha informado fluência em inglês no seu currículo e, ao receber um funcionário de uma unidade estrangeira, seja o responsável por apresentar os projetos da sua área. Certamente, toda a situação será um tanto quanto embaraçosa e poderá ter mais consequências além do seu constrangimento.

Manchar o seu nome “na praça”

Se você for demitido por conta de uma mentira poderá encontrar dificuldades para ser contratado por outras empresas, afinal os profissionais de RH mantém uma rede de comunicação ativa e é muito comum pedir referência de um ex-empregador antes de realizar uma contratação.

>Como enviar currículo para mais de 190 vagas de emprego na Riachuelo

Impossibilidade de realizar o trabalho

Se você informou fluência em um idioma, conhecimento em determinados softwares ou plataformas, e tais conhecimentos são usados nas tarefas diárias do seu cargo, você não conseguirá dar prosseguimento às atividades, o que ocasionará grandes transtornos para a empresa.

Já deu para perceber que mentir no currículo não é uma boa ideia, não é mesmo? Caso você tenha feito isso no passado porque acha o seu currículo pouco competitivo, invista mais tempo e dinheiro, se possível, em você.

Fonte: Quero Bolsa