Saiba como aproveitar carne assada em novas receitas

Gostosa, macia e supersuculenta – carne assada é a típica refeição do almoço de domingo que não tem erro: você faz e toda a família ama! O único “problema” é que nem sempre essa proteína acaba no domingo né? Às vezes a semana passa e é feijão com arroz e a mesma carne na mesa todos os dias. Que tal passar a aproveitar as sobras desse prato delicioso para preparar novas receitas? Basta ter um pouco de inspiração, criatividade e alguns ingredientes extras. A seguir veja conosco como aproveitar carne assada em novas receitas

Já pensou em fazer um escondidinho de carne assada?

A vantagem do escondidinho é que ele pode ser recheado com qualquer coisa – sobretudo uma carne assada de panela bem feita. Para aproveitar a proteína nessa deliciosa receita, você vai precisar de mandioca, creme de leite, mussarela ralada, ovo e sal para a massa e molho de tomate, óleo, salsinha, alho, cebola, sal e a carne para o recheio.

Massa

Comece batendo os ingredientes da massa em um liquidificador até que se forme uma mistura homogênea. Quando isso acontecer, coloque a mistura num recipiente e reserve.

Recheio

Numa panela à parte, prepare um refogado de cebola, alho e óleo e desfie a carne assada. Quando os temperos estiverem levemente dourados, incorpore o molho de tomate e a carne desfiada. Ponha também a salsinha e uma pitada de sal para aguçar o sabor do recheio. Por fim, espere ferver por 1 minuto, acrescente ½ meio copo de água e deixe ferver até reduzir o molho por mais 2 ou 3 minutos.

Montagem do prato

Em uma assadeira untada e polvilhada, espalhe metade da massa na forma, despeje todo o recheio sobre a massa e ponha mais uma camada da massa sobre ele. Para dar aquele toque gratinado, salpique um pouco de queijo parmesão ralado por cima de tudo e leve ao forno até dourar.

Aposte nas sobras para preparar um delicioso croquete de carne assada

Investir em croquetes e bolinhos é uma das melhores maneiras de aproveitar o que restou do almoço! Para isso, tudo o que você precisa é de uma cebola grande, alguns ovos, farinha de trigo, farinha de rosca, azeite, óleo, sal, pimenta-do-reino, e a carne.

Primeiro, triture a carne em um liquidificador com água e um pouquinho de azeite até que ela se transforme em uma massa. Acrescente cebola picada, dois ovos e temperos (neste caso, o sal e a pimenta) e triture mais uma vez.

Quando a massa estiver totalmente formada, coloque-a em uma panela, acrescente a farinha de trigo e misture tudo a fogo baixo, mexendo sempre. Percebeu que começou a desprender do fundo? É hora de modelar os bolinhos (depois de esperar a massa esfriar, é claro). Passe o resultado final em alguns ovos, depois na farinha de rosca, e, por fim, frite no óleo.

Se você não quer perder tempo na cozinha, faça uma macarronada

Macarrão, uma gema de ovo, molho pronto para massas, carne e temperos. Com esses 5 ingredientes você prepara uma macarronada dos deuses e ainda deixa o almoço menos repetitivo (o nosso foco principal de hoje). Fora que passo a passo é simples até demais!

Inicie o preparo cozinhando o macarrão em uma panela com água fervente (até ele ficar ‘al dente’). Escorra a água, coloque o molho na mesma panela (ainda com o fogo ligado), acrescente a gema, mexa até o molho ferver e depois coloque os temperos e a carne. Prontinho! Ah, e também vale a pena espalhar um pouco de queijo parmesão por cima do prato para gratinar. Fica uma delícia!

Obs.: Se quiser dar um toque mais caseiro, faça um molho o clássico molho bechamel. É bem rapidinho e tão simples quanto a receita. Fonte:Casa Prática Qualitá