Saiba como consultar lista de beneficiários do auxílio emergencial

Saiba como consultar lista de beneficiários do auxílio emergencial
Saiba como consultar lista de beneficiários do auxílio emergencial

Saiba como consultar lista de beneficiários do auxílio emergencial. O governo federal passou a divulgar, desde a última sexta-feira (dia 5), uma lista de beneficiários do auxílio emergencial com os respectivos pagamentos das parcelas. A consulta é pública e pode ser feita pelo Portal da Transparência, onde os mais de 53,9 milhões de beneficiários podem ser filtrados por estado, município e mês de liberação. Os dados serão atualizados mensalmente. Veja o passo a passo de como consultar se seu nome está na lista.

>Pagamento da 3ª parcela do Auxílio emergencial começa no dia 17

Também é possível consultar um beneficiário específico, por meio do nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Número de Identificação Social (NIS). Nos casos de beneficiários que fazem parte do Bolsa Família, as informações também podem ser buscadas a partir dos representantes familiares, quando houver.

>Auxílio emergencial: quem recebeu pode ter cadastro revisto antes do saque da 3ª, 4ª e 5ª parcelas

A consulta é formada por três grupos de beneficiários: Programa Bolsa Família, Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e Não Inscritos no Cadastro Único (ExtraCad). Neste primeiro momento, estão publicados os recursos da primeira parcela do auxílio emergencial, com pagamentos liberados até a folha de abril para o grupo Bolsa Família, até 15 de maio para os inscritos no CadÚnico e até o dia 22 de maio para os do Extracad. Dessa forma, o portal detalha um total de R$ 38,1 bilhões em recursos repassados pelo governo federal.

>Como emitir comprovante do Cadastro Único para entrar no Auxilio Emergencial e outras ajudas

Os valores apresentados no Portal da Transparência se referem às parcelas disponibilizadas em conta aos beneficiários, não sendo possível afirmar que o recurso foi efetivamente sacado. Nas situações em que a parcela foi liberada, mas apresentou algum tipo de restrição após a atualização da base de dados, são informados dois tipos de observação: “Retido: Avaliação por Divergências Cadastrais” e “Valor Devolvido à União”.

>Nova ajuda emergencial será de R$ 300 a 600 automaticamente

Veja como consultar

  • 1) Acesse http://www.portaldatransparencia.gov.br/.
  • 2) Clique em “Benefícios ao cidadão”
  • 3) Selecione a opção “Consulta”
  • 4) No filtro “Tipo de benefício”, escolha “Auxílio emergencial”

Veja mais