Saiba como montar um bom currículo sem experiência nem curso superior

Saiba como montar um bom currículo sem experiência nem curso superior
Saiba como montar um bom currículo sem experiência nem curso superior – iStock

Saiba como montar um bom currículo sem experiência nem curso superior. Quando estamos procurando pelo primeiro emprego, ou produzindo o primeiro currículo, não é muito fácil produzi-lo.

Já que você provavelmente não tem experiência, nem um curso superior, técnico ou vivência com trabalho voluntário, nem cursos livres ou idiomas.

Então, o que você pode incluir no seu currículo para destaca-lo e convencer que você é ideal para preencher a vaga? Para te ajudar, montamos uma lista como você deve montar esse currículo.

Aprenda a enviar currículo para vagas de emprego abertas na BRF

Currículo sem experiência

Primeiro você deve saber como é a estrutura de um currículo:

Nome

Dados para contato, endereço, nacionalidade, estado civil e se possui CNH.
(Aqui, não é preciso incluir números de documentos nem quantidade de filhos)

Objetivo (apenas o cargo de interesse ou a área)

Resumo de qualificações

Formação acadêmica

Cometi esses erros de português no currículo e me dei mal

Começar a montar

Depois de observar como montar, você tem que pensar como você vai descrever cada parte. Você deve saber qual vaga quer ocupar e as funções exercidas nela.

E mesmo sem experiência você vai pensar quais empresas tem esse tipo de vaga e nas quais você tem interesse de trabalhar. Faça essa lista, e procure as qualificações que a empresa exige para exercer essa função.

Isso você vai usar para escrever seu “Resumo de qualificações”, mas nada de copiar o que você acha pronto, olhe de várias empresas e vá adaptando de acordo com suas qualificações.

5 coisas que você não pode fazer em uma entrevista de emprego

Conte a verdade

É importante que mesmo sem experiência você seja honesto na hora de escrever seu currículo. Quando o candidato inventa informações, uma hora ou outra o recrutador acaba descobrindo, seja durante a entrevista de emprego, seja na realização de exames práticos.

Evidencie seu objetivo

Um bom currículo precisa ter um direcionamento para qual cargo você deseja se candidatar, pois fica mais fácil de a empresa saber qual é sua área de interesse dentro da companhia. Uma dica é analisar quais habilidades você tem para um determinado cargo. Não se estenda demais nesse quesito. Seja direto, vendo que o seu objetivo é o cargo que você quer atuar.

Ponha cursos que já fez

Caso tenha realizado algum curso, de curta ou longa duração, online ou presencial, coloque em seu currículo. Saiba que os recrutadores dão muito valor para quem está sempre em busca de aprimoramento profissional, principalmente se for na área em que você deseja atuar na empresa.

Como saber se seu currículo está bem escrito para conquistar um emprego

Destaque suas experiências mesmo que não seja profissional

Se você está neste artigo é porque não possui experiência profissional. Porém, o candidato pode ter feito algum freelance, um “bico” para empresas de forma autônoma.

Se já tiver feito algum trabalho voluntário, também valoriza o currículo, isso mostra que você gosta de ajudar os outros, independentemente de remuneração. Pois, normalmente, é um diferencial dos outros candidatos.

Seja direto e objetivo

Um currículo ideal não deve ter mais de duas folhas. As empresas avaliam diversos currículos, portanto, é preciso que você seja direto e objetivo com todas as informações que coloca no material. Evite colocar informações desnecessárias.

Novo passo a passo para conseguir primeiro emprego

Erros comuns que você não deve cometer

Título: não coloque o nome “curriculum vitae” ou “currículo” na parte superior da página, pois os recrutadores já sabem do que se trata o material;

Dados pessoais: não informe número de identidade, CPF, ou qualquer outro documento.

Foto: não há necessidade de colocar, apenas nos casos exigidos pela empresa;

10 piores erros encontrados em um currículo que eliminam imediatamente

Certificados e diplomas: evite anexar cópia desses documentos junto ao currículo. Apenas leve para seleção, pois o recrutador pode solicitar como forma de comprovação;

Data e assinatura: não devem ser colocados;
Cartas de referência: não precisa.

Currículo para cargo diferente

E se você busca emprego em várias áreas ou para vários cargos, é só alterar seu currículo sempre que for preciso. O importante é enviar um currículo aderente à vaga para qual você está se candidatando.

Confira vagas de emprego disponíveis pelo país

Veja mais