Saiba como tirar ardor de pimenta das mãos e acabar com a sensação de queimação

Utilizar luvas na hora de limpar a casa é um hábito relativamente comum, mas e quando se trata de preparar as refeições? Embora lavar as mãos seja suficiente na maior parte dos casos (já que estamos preparando a comida para nós mesmos, e não para vender), muita gente esquece que é preciso sim ter esse cuidado com determinados alimentos, como é o caso da pimenta.

Dependendo do seu nível de ardência, ela pode causar uma forte queimação e um incômodo exacerbado na pele. Quer descobrir como tirar o ardor de pimenta nas mãos? A seguir saiba como tirar ardor de pimenta das mãos e acabar com a sensação de queimação.

Creme hidratante caseiro para mãos e cutículas muito poderoso

O que é capsaicina e como essa substância causa ardência nas mãos

Antes de mais nada é importante entender por que as suas mãos têm essa sensação de queimação após você manusear pimentas mais fortes. Isso ocorre graças a uma substância chamada capsaicina, que é a grande responsável por dar a sensação de ardência quando você ingere o alimento.

Por isso, pimentas como a dedo-de-moça e a do-reino, que são mais suaves, têm uma quantidade menor desse composto. Já as que ele aparece em maiores quantidades são a malagueta e a trinidad moruga scorpion (mais conhecida por ser usada no preparo do molho chili) – justamente as ardidas. Agora que você já entendeu que é o grande culpado, descubra formas de resolver o problema de forma eficiente!

Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas

1. Detergente

Não é exatamente uma novidade que o detergente é perfeito para dissolver óleos, e por isso mesmo ele é uma das melhores soluções para retirar a capsaicina das mãos. Afinal, o ardor em geral ocorre quando as pessoas mexem em conservas de pimentas, mas por mais que elas lavem a área afetada com água o problema pode persistir. Dessa forma, é essencial se livrar desse óleo natural das pimentas – e, por isso, lavar bem as mãos com o produto é uma ótima forma de se livrar da substância que causa irritação.

Conheça o tratamento detox caseiro para unhas – fortalece, hidrata e cresce

2. Óleo vegetal ou azeite

Por mais estranho que possa parecer, outro óleo pode ser exatamente o que você precisa para se livrar do que é natural da pimenta. E aqui você tem duas opções: óleo vegetal ou azeite. Escolha o que preferir e espalhe entre as mãos um pouco do ingrediente. Mas não muito! Cuidado para não deixar as mãos escorregadias, te impedindo de abrir posteriormente a torneira ou mesmo de pegar o detergente.

Um detalhe interessante é que, dependendo do tempo que você teve contato com a capsaicina, mesmo que você a tire das mãos a pele pode continuar sentindo o efeito de queimação. Neste caso, mergulhe as mãos em uma travessa com um desses óleos e deixe agir por um tempo antes de lavá-las. Apenas tome cuidado para não deixar o óleo entrar em contato com a roupa, para não ter o trabalho de retirá-lo depois.

Soluções caseiras para fortalecer e crescer unhas mais rápido

3. Álcool

Acredite se quiser, mas a capsaicina é solúvel em álcool! A solução aqui, mais uma vez, é bem fácil: coloque um pouco de álcool isopropílico na mão e espalhe bem. Lembrando que o produto é bom para retirar a substância, mas se a pele estiver muito machucada talvez seja melhor optar por outra dica, porque essa pode causar mais ardência.

4. Bicarbonato de sódio

Você já sabe que se livrou da capsaicina, mas continua sentindo dor? Então o bicarbonato de sódio é a solução que você precisa! Faça uma pasta misturando o ingrediente com água gelada e aplique bem em toda a área da pele irritada. Deixe agir por pelo menos 10 minutos e voilà! Você vai perceber que com o tempo o alívio vai aumentando e a ardência se torna coisa do passado.

Veja dez hábitos que você tem que evitar para manter as unhas saudáveis

Bônus: Leite gelado

Mas e se a dor for na boca e não nas mãos? Aí a nossa dica é beber leite gelado, já que o ingrediente é um ótimo neutralizador da capsaicina! Embora também seja possível aplicá-lo nas mãos, nós indicamos que essa a sua última alternativa. Para evitar o desperdício de alimentos, dê preferência ao uso de produtos de limpeza para acabar com a irritação na pele. Fonte Casa Prática Qualitá

Veja mais