Saiba o que acontece se você comer abacate todos os dias

Foto: meramente ilustrativa

Engana-se quem pensa que os alimentos calóricos não podem ser saudáveis!

Enquanto muito deles realmente fazem mal para a saúde, outros devem aparecer em quantidades moderadas porque também são nutritivos e beneficiam a saúde quando consumidos na quantidade certa.

>Óleo de abacate ajuda a emagrecer e tem mais 7 benefícios

Um desses é o abacate. A fruta é reconhecidamente uma fonte de gorduras saudáveis, ao mesmo tempo em que apresenta outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo. Aproveite para conhecer todos os benefícios do abacate.

Além disso, o melhor de tudo é que, dependendo da porção consumida, o teor calórico do alimento nem é tão elevado assim: se uma unidade de abacate contém impressionantes 322 calorias, uma porção de 100 gramas apresenta apenas 160 calorias.

A seguir Saiba o que acontece se você comer abacate todos os dias

Benefícios de comer abacate todos os dias

Para mostrar como isso realmente pode ser bom para a saúde, a seguir vamos conhecer com mais detalhes alguns benefícios associados a uma ingestão frequente da fruta:

1. Saúde do coração

O abacate é considerado um dos alimentos bons para o coração e para o sistema cardiovascular de uma maneira ampla. A fruta apresenta uma quantidade maior de potássio do que a banana, que já é um alimento muito famoso por servir como fonte do mineral.

E isso é relevante porque estudos já associaram a ingestão de potássio a uma melhoria nos níveis de pressão arterial, mantendo-a mais estabilizada.

Por isso, o mineral é um dos nutrientes que devem aparecer em uma alimentação saudável para o coração.

Além disso o abacate possui muitas fibras e gorduras boas do tipo monoinsaturadas, que auxiliam a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol ruim, e também a aumentar as taxas de colesterol bom.

>4 motivos para comer abacate – um deles é emagrecer

2. Fontes de antioxidantes

O abacate também é rico em antioxidantes como a zeaxantina e a luteína. Isso é importante porque os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Entretanto, como os antioxidantes do alimento são mais encontrados perto da casca, é necessário ter cuidado com o modo de cortar a fruta para não desperdiça-los.

Em vez de abri-la ao meio com a faca, tirar o caroço e remover a polpa com uma colher, a recomendação é cortá-la no formato de um “X” na parte de cima ou na parte de baixo e descascar como se fosse uma banana.

3. Controle dos níveis de glicose e insulina

Isso também se deve à grande quantidade de fibras e de gorduras boas encontradas na composição do abacate. Ao mesmo tempo, o teor líquido de carboidratos presentes na fruta é bastante pequeno.

Essa é uma boa notícia sobre o abacate, mas o fato dele ter muitas fibras e gorduras boas também é outra excelente notícia porque ambos tornam a absorção dos carboidratos mais lenta, evitando assim os picos de glicose e insulina.

Então o abacate pode ser útil para quem sofre com a diabetes do tipo 1 ou tipo 2 em termos de auxiliar a manter a glicose controlada ou evitar picos dela. Aprenda mais a respeito de uma dieta para diabetes.

4. Saúde intestinal

Os alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis – como é o caso do abacate – também contribuem com a melhoria do trânsito intestinal.

Enquanto as fibras ajudam a aumentar o bolo fecal, o que facilita a evacuação, as gorduras saudáveis umedecem o bolo fecal, o que é útil para quem sofre com as fezes ressecadas e duras, que deixam a barriga mais inchada.

 

5. Saciedade

Outro benefício excelente das fibras e das gorduras saudáveis do abacate, especialmente para quem procura perder peso, é que ambas contribuem muito com a sensação de saciedade, o que auxilia a controlar o apetite.

Portanto incluir o abacate em uma refeição ajuda a se manter mais tempo sem comer após a refeição, e também a não ter tanta vontade de ficar beliscando comida até a hora da refeição seguinte.

Como comer abacate todos os dias?

O ideal é consumir porções moderadas de abacate em preparações saudáveis – nada de comer abacate com açúcar. Por exemplo, você pode preparar pratos saudáveis com a fruta, como essas receitas que separamos abaixo:

  • Maionese de abacate;
  • Vitamina de abacate;
  • Molho de abacate para salada;
  • Patê de abacate;
  • Brigadeiro fit de abacate;
  • Mousse light de abacate;
  • Bolo low carb de abacate;
  • Receitas low carb com abacate;
  • Receitas fit com abacate.

Fonte: mundo Boa Forma

Veja mais