Salada de lentilhas para começar o ano com muita prosperidade

Salada de lentilhas para começar o ano com muita prosperidade
Salada de lentilhas para começar o ano com muita prosperidade

Salada de lentilhas para começar o ano com muita prosperidade

As lentilhas tem diveras contribuições nutricionais para nossa saúde. Além disso, essa leguminosa é muito consumida nos jantares da virada do ano, pois muitas pessoas acreditam que ela também tem um significado especial de abundância e prosperidade.

Em algumas cuturas, comer lentilha na passagem de um ano para o outro é uma tradição que atrai fortuna, vida longa e saúde, além de simbolizar para algumas famílias a garantia de que  não vai faltar o alimento na mesa no novo ano.

Os mais antigos diziam que as lentilhas simbolizam moedas e por isso devemos consumir algum prato com esse ingrediente na virada do ano. Dessa forma, trazemos para você uma receita simples e saborosa de salada e independene de acreditar ou não em surpetições, não custa nada unir o útil ao agradável.

>>Mosaico de Gelatina no Copo: sobremesa fácil e deliciosa para o réveillon

O que você precisa?

  • 350 g de lentilhas de laranja.
  • 1 cebola.
  • 1 pimentão vermelho.
  • 5 g de manjericão fresco.
  • 5 g de hortelã fresca.
  • 10 g de coentro.
  • 1/2 xícara de azeite.
  • Uma colher de chá de sal.
  • 1 colher de chá de pimenta.

>>Receita de lombo de porco agridoce para o réveillon

Preparação:

1- Cozinhe as lentilhas em uma panela de água fervente por 30 minutos. Passado o tempo, retire do fogo, coe e deite imediatamente o feijão em um recipiente com água fria para interromper o cozimento e obter uma textura ao dente. Feito isso, retire novamente da água e reserve.

2- Corte a cebola e o pimentão em pedacinhos pequenos e refogue em uma panela com azeite em fogo médio por 5 minutos. Passado o prazo, coloque as lentilhas na frigideira e em seguida, frite por 5 minutos, tempo durante o qual deve mexer com uma colher de pau.

3- Neste ponto, retire as lentilhas do fogo e despeje em um recipiente fundo. Em seguida, corte o manjericão, a hortelã e os coentros em pedaços pequenos, coloque-os na tigela e posteriormente tempere com sal e pimenta.

4- Misture muito bem todos os ingredientes e em seguida, sirva a salada de lentilha sobre uma cama de folhas de alface ou rúcula, e decore com alguns pedaços de queijo de cabra fresco se desejar.

Bom apetite e Feliz Ano Novo!

>>Sanduíches de sorvete: a receita para conquistar toda família

Veja mais