Salvador tem o quinto pior transporte do país; “marketing”, diz Fábio Mota

Autor: Cris Almeida

Publicada em


Do Aratu Online, parceiro do Simões Filho Online

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12/7), apontou Salvador como a quinta pior capital do país em transporte público, aparecendo logo após Rio de Janeiro e São Paulo. A apuração foi realizada pela empresa Expert Market e publicada pela revista Época, na editoria Negócios.

Foram considerados cinco fatores na investigação: tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera, baldeações e custo mensal da tarifa. A partir disso, foi possível elencar as piores e melhores cidades do mundo no quesito transporte público. A capital baiana aparece em 70ª entre as piores do mundo.

O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, porém, questiona o que ele chama de “suposta pesquisa” e, em contato com o Aratu Online, parceiro do Simões Filho Online, avaliou como marketing a realização da apuração. “É realizada por uma empresa de tecnologia sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião público. Como foi realizada essa pesquisa? Quantos usuários do aplicativo da Moovit existem nessas cidades para legitimar a amostragem?”.

Confira nota da Semob na íntegra: 

O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, estranha a divulgação de uma suposta pesquisa que avalia a qualidade do transporte público sem informar os critérios metodológicos aplicados e realizada por uma empresa de tecnologia sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião pública”.

“Pelo que se pode conferir na internet, a Moovit é uma empresa israelense de tecnologia que desenvolveu um aplicativo e está oferecendo a governos e empresas um sistema para análise de dados de transporte público”, diz Mota.

Para ele, a suposta pesquisa divulgada, que aponta o Rio de Janeiro como a cidade de pior transporte público do mundo, São Paulo em terceiro, e Salvador em quinto, só atende a uma estratégia de marketing para a popularização da Moovit no Brasil.

“Como foi realizada essa pesquisa? Quantos usuários do aplicativo da Moovit existem nessas cidades para legitimar a amostragem?”, questiona o titular da Semob.

Fábio Mota lembra que, nos últimos cinco anos, os usuários do transporte coletivo de Salvador ganharam muitos benefícios. “Implantamos o bilhete único e o Domingo é Meia, renovamos a frota, ampliamos os pontos de recarga e lançamos um aplicativo (CittaMobi) que informa, em tempo real, as melhores rotas e os horários dos veículos. E continuamos trabalhando muito para melhorar o sistema”, disse o secretário”.