Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Secretaria abre inscrições em Programa com 240 vagas gratuitas

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), vai lançar, na manhã de quinta-feira (21), o Curso EAD de Redução de Riscos e Danos, durante a programação da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que ocorre até sexta-feira (22), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela, em Salvador.

Gratuito e com carga horária de 55 horas, o curso desenvolvido em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti da Ufba, é direcionado para profissionais das áreas de saúde, assistência social, justiça e pessoas que trabalham com a temática da política sobre drogas. No total, serão disponibilizadas 240 vagas, sendo 120 neste ano, e 120 em 2018.

Curso gratuito e com carga horária de 55 horas, o curso desenvolvido em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti da Ufba, é direcionado para profissionais das áreas de saúde, assistência social, justiça e pessoas que trabalham com a temática da política sobre drogas. No total, serão disponibilizadas 240 vagas, sendo 120 neste ano, e 120 em 2018.

Os módulos trazem indicações de leituras e depoimentos de especialistas, como a Dra Denise Tourinho, atual Superintendente de Políticas sobre Drogas da SJDHDS; Dudu Ribeiro, da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas; Luana Malheiro, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas e do Programa Corra pro Abraço; do defensor público Daniel Nicory; entre outros nomes importantes do debate na cena baiana.

“O curso tem o objetivo de contribuir com a formação de estudantes e profissionais associados à rede de cuidado para que se apropriem da noção e das técnicas da redução de danos que é um dispositivo constitucional. É uma estratégia que enxerga as pessoas que fazem uso abusivo de drogas como sujeitos e detentores de direitos. Utilizamos o ‘Corra’ como referência pela sua relevância e reconhecimento. Para a Cipó é fundamental contribuir também com essa questão que afeta diretamente a juventude”, destacou Ana Fernanda Souza, educadora e coordenadora da ONG Cipó.

Os assuntos apresentados no curso permeiam debates sobre a desconstrução de estereótipos e paradigmas sobre pessoas usuárias de drogas e em contexto de rua e/ou de vulnerabilidade social; o panorama sobre a Redução de Riscos e Danos (RRD); o proibicionismo; a “Guerra às drogas” e suas consequências; a apresentação das estratégias de Redução de Danos pelo Corra pro Abraço.

Inscrições

Os interessados devem acessar as páginas da SJDHDS ou da ONG Cipó, a partir da quinta-feira (21), para realizar a inscrição.

Comentários estão fechados.