Segredos do WhatsApp: 5 funções do app que você ainda não sabe usar

Autor: Bolsa de Mulher

Publicada em


Responda sinceramente: você consegue passar um dia sem usar o WhatsApp? É natural que sua resposta seja não. Afinal, o app é uma maneira prática, rápida e “gratuita” de contatar namorados, amigos, familiares e até resolver problemas fora de hora do trabalho.

Mas, acredite: apesar de usar o app praticamente todos os dias e saber exatamente o que é preciso fazer para enviar e receber mensagens, fotos e vídeos, o WhatsApp ainda esconde de você alguns segredos. Duvida? Confira a lista abaixo e supreenda-se.

Segredos do WhatsApp

Favoritar texto
É possível guardar mensagens, áudios e vídeos que você considera importante, mas acaba perdendo no desenrolar do histórico das muitas conversas do WhatsApp. Para favoritar, basta pressionar e segurar a mensagem, até que ela fique selecionada. Na parte superior, aparecerá uma estrela, que serve para marcá-la como favorita.

Para encontrar as mensagens marcadas no Android, basta voltar à tela principal do aplicativo e selecionar os três pontinhos do canto superior direito. Então, aparecerá a opção “Mensagens Marcadas”. Para iOS, você pode ter acesso aos seus conteúdos favoritos na opção “Ajustes” e “Mensagens Marcadas”.

Ler uma mensagem sem que o remetente saiba disso
Caso você não queira se comprometer e ler uma mensagem sem responder, você pode fazer o seguinte: sair da rede (3G, 4G ou wi-fi), para ficar desconectado da internet e, depois, abrir o WhatsApp novamente, off-line mesmo. Assim, você poderá ler a mensagem sem que o outro saiba que você viu.

Editar GIFs diretamente pelo WhatsApp
Se você se deparou com um vídeo legal, mas o considera pesado demais para um GIF, é possível ‘transformá-lo’ nesse formato através de um recurso do WhatsApp. Em aparelhos Android, toque no ícone de clips, que aparece no canto superior de uma conversa. Selecione “Galeria” e, na sua guia de vídeos, escolha o que quer enviar. Assim que selecionar o vídeo, um ícone de câmera vai aparecer no canto superior direito. Clique nele, para aquela câmera virar GIF. Depois, selecione o trecho que você quer transformar em GIF, e pronto.

No iPhone, ativar essa opção é ainda mais simples. Basta selecionar o campo “+”, do lado esquerdo do campo de digitação e selecionar “Biblioteca de Foto e Vídeo”. Procure o vídeo. Na tela de visualização, vai aparecer uma chave com o símbolo de câmera ao lado do termo GIF. Basta tocar nela para converter o vídeo.

Importante: o formato GIF comporta vídeos de, no máximo, 6 segundos.

Como mudar a fonte
Todas as versões do WhatsApp possuem um recurso que possibilita mudar a fonte. Por enquanto, a única opção é a FixedSys, que lembra caracteres de máquina de escrever. Para acioná-las, basta colocar três sinais de acento grave (“`), no começo e no final da frase. Vale lembrar que, no iOS, esse acento fica escondido, por não estar contido no padrão de teclado norte-americano.

Para achá-lo, é preciso pressionar o botão “123” no canto inferior esquerdo do teclado, e então pressionar e segurar o apóstrofe para achar o acento (veja imagem abaixo).

Em aparelhos Android, o acento grave aparece ao pressionar “ABC” e, na segunda tela, “=\<“, que vai mostrar outros símbolos e acentos.

Negrito, itálico ou riscado

Caso queira destacar algum trecho da sua mensagem no WhatsApp, é bem simples. Quando estiver redigindo a mensagem no app, basta fazer assim:

Negrito: asterisco (*) antes e depois da mensagem que deseja. Ficaria assim: *texto em negrito*
Itálico: underline (_). Assim: _texto em itálico_
Riscado: til (~). Assim: ~texto sobrescrito~