Semana Nacional do Trânsito tem atividades de conscientização em Simões Filho

Autor: Débora Souza

Publicada em


Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a Semana Nacional do Trânsito teve início nesta segunda-feira (18). Em Simões Filho, a programação segue até o dia 25 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. A Prefeitura irá realizar ações de conscientização, com a realização de um “pit stop” para distribuição de panfletos.

Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o principal objetivo do evento é o desenvolvimento da conscientização sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

O secretário Jackson Bonfim, explica que, este ano, a mensagem principal a importância e a valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro.

“É muito importante o ensino do respeito, cuidado e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar”, defendeu o chefe da pasta.

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

A criação do Dia Nacional do Trânsito ocorreu a partir da criação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. O objetivo era estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres.

O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, em que morrem aproximadamente 40 mil pessoas por ano. A maioria desses acidentes está relacionado com infrações cometidas pelos motoristas e até pelos pedestres.

Infrações

Uso do celular com o veículo em movimento;
Dirigir alcoolizado;
Excedência de velocidade;
A não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc);
A não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias);
A não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança;
O desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito;
O desrespeito ou o desconhecimento das leis de trânsito.