SENAC revela sete dicas de planejamento financeiro

SENAC revela sete dicas de planejamento financeiro
SENAC revela sete dicas de planejamento financeiro – Reprodução

SENAC revela sete dicas de planejamento financeiro. Pagamento dos impostos de IPVA e IPTU, gastos como a compra de material escolar e pagamento do cartão de crédito das aquisições de final de ano podem prejudicar os gastos previstos para janeiro no orçamento dos brasileiros. Por isso, o consumidor precisa estar atento para não se endividar ou perder o controle sobre as finanças neste período e, principalmente, durante todo o ano.

“Pessoas físicas e jurídicas precisam saber investir e valorizar o seu dinheiro. Desta maneira, quem sabe aplicar os seus recursos é capaz de gerenciar os investimentos de terceiros”, reforça Nídia Isabel Marques Saraiva, professora do curso Tecnologia em Gestão Financeira, do Senac EAD.

Para isso, a especialista dá dicas para quem quer investir e não sabe por onde começar:

1 – Crie o hábito de guardar dinheiro;

2 – Comece com um pouquinho, mas mantenha a frequência. Com o passar do tempo aumentar esse valor será natural;

3 – Entenda que querer não é precisar e passe a adquirir apenas o necessário;

4 – Registre todos os gastos que fizer. Esse hábito ajudará a ter noção de para onde o dinheiro está indo e em qual velocidade/intensidade;

5 – Acompanhe especialistas nas redes sociais que falem sobre investimento;

6 – Leia sobre economia. Entender o que acontece no mercado financeiro ajuda a tomar decisões;

7 – Ninguém começa grande. Valorize o que você já poupou.

Quem se interessar em aprofundar os conhecimentos em finanças, o Senac oferece cursos EAD de Extensão, de Gestão de Carteiras de Investimento, com carga horária de 32 horas, e de graduação em  Tecnologia em Gestão Financeira, de dois anos.

Veja também: Senac abre inscrições de cursos gratuito em Camaçari

Senac EAD

O Senac, pioneiro no ensino a distância no Brasil, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 340 polos presenciais para pós-graduação e mais de 300 para graduação.

A programação completa de cursos pode ser acessada em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em www.senac.br.

Veja mais