Senai Cimatec abre seleção de bolsas de estudo para intercâmbio na França

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


A Faculdade SENAI CIMATEC publica a chamada para a seleção para bolsas de graduação sanduíche em Engenha de Materiais e Engenharia Mecânica através do Programa CAPES/BRAFITEC (BRAsil France Ingénieur TECnologia), que visa promover o intercâmbio de estudantes entre instituições brasileiras e francesas. A seleção estima a contemplação de 10 alunos dos cursos de Engenha de Materiais e Engenharia Mecânica para realizarem a graduação sanduíche em uma das universidades politécnicas francesas envolvidas no mesmo projeto que a Faculdade SENAI CIMATEC. Neste projeto, participam, além da Faculdade SENAI CIMATEC, a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFV (Universidade Federal de Varginha). Do lado francês, participam quatro universidades: Lyon, Orleans, Annecy-Chambery e Montpellier.

Essa será a segunda missão de estudos pelo programa. A primeira foi em 2015 e foram contemplados cinco alunos da instituição. Eles estão, atualmente, cursando a graduação sanduíche na França. São dois alunos de Engenharia de Materiais, em Montpellier, e três de Engenharia Mecânica, em Annecy-Chambery. Todos os alunos contemplados contaram com as passagens aéreas internacionais e as bolsas de estudo nas instituições de ensino francesas custeadas pelo programa.

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de março e, para participarem do processo seletivo, os alunos devem ser de turmas de 2014 ou anteriores, pois precisam ter entre 40% e 80% do curso de graduação concluído. Além disso, é necessário que tenham obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009 e tenham realizado o Teste de Proficiência em Língua Francesa da Aliança Francesa ou estejam inscritos para o teste que será realizado em 18 de março de 2016.

As inscrições deverão ser realizadas através de e-mail enviado ao coordenador BRAFITEC da Faculdade SENAI CIMATEC, Prof. Guilherme Souza ( [email protected]). Mais orientações sobre a inscrição e as etapas do processo estão disponíveis no documento publicado com a chamada para a seleção (pdf 169kb).